O trimestre marcado por promoções no comércio virtual se encerra em janeiro, período tradicional de saldão no varejo, quando lojistas aproveitam para zerar os estoques. Neste início de 2023, os consumidores podem encontrar celulares e outros produtos com desconto até maior do que tiveram na Black Friday, em novembro, e no Natal, em dezembro, como mostram os números do assistente de compras inteligentes Buscapé.
A empresa analisou as buscas e os preços dos produtos mais procurados entre 2 e 9 de janeiro. O item mais pesquisado pelos clientes foi o celular. A conclusão foi que o produto pôde ser adquirido por valores melhores do que os apresentados nas datas mais expressivas do varejo. A comparação foi feita com as semanas de 21 a 28 de novembro de 2022 (Black Friday) e de 19 a 26 de dezembro (Natal).
O desconto médio dos modelos mais procurados nos primeiros dias de 2023 foi de 16,21%, maior do que os 14,82% na semana da Black Friday. Ainda entre itens de tecnologia, os notebooks mais buscados do início de janeiro também tiveram desconto médio mais alto: 3,17%, contra 2,13% na Black Friday e 0,72% no Natal.
As geladeiras foram o segundo item mais pesquisado na primeira semana de janeiro. Dos cinco modelos com maior busca, dois tiveram desconto. Já as lavadoras de roupa, terceiro lugar entre os produtos mais procurados, contaram com um desconto médio de somente 0,91% no período analisado pelo Buscapé, bem abaixo do que na Black Friday e no Natal.
Um destaque foi o valor dos aparelhos de ar-condicionado, quarto item mais pesquisado. A média de redução de valores foi de 1,59%. Já o desconto entre as TVs mais procuradas, quinto item mais pesquisado na primeira semana de janeiro, ficou em 2,07%, maior do que em promoções de Black Friday e Natal.
“O saldão, em janeiro, é costumeiramente um momento bom para realizar compras, porque é a época em que os grandes varejistas fazem preços competitivos. Essa prática faz com que o brasileiro consiga equacionar sua lista de compras, com um terceiro mês consecutivo para aproveitar oportunidades. Desde a Black Friday, podemos sentir os brasileiros mais preparados para os descontos. Nossos números detectam que as pessoas estão mais precavidas e cautelosas com seu dinheiro”, analisa Maurício Cascão, CEO da Mosaico, plataforma de conteúdo e origem de vendas para comércio eletrônico à qual pertence o Buscapé.
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