Como a gamificação pode ajudar na fidelização da sua marca

Episódio 4: Conhecendo como posso usar a gamificação para aproximar o cliente da minha marca

Como a gamificação pode ajudar na fidelização da sua marca

Neste quarto episódio da série “Gamificação funciona e traz resultados”, vou explorar um tema de grande relevância nas mesas de reuniões e nos planejamentos de marketing, que é como melhorar a relação dos clientes com as marcas.

Quando pensamos em planejamento, automaticamente associamos à busca por receitas e estratégias para aumentar o faturamento e o crescimento. E, indubitavelmente, o crescimento está relacionado a vendas, que, por sua vez, estão relacionadas aos clientes. Chegamos, então, ao ponto: precisamos que os clientes comprem mais. O que devemos fazer para que isso aconteça?

São muitas as respostas óbvias, como a análise do nosso produto, preço, posicionamento de mercado, distribuição e muitos outros. No entanto, neste artigo, vamos abordar como podemos impactar e fidelizar os nossos clientes, incentivando mais vendas e fazendo com que a nossa marca seja a sua preferida e sempre lembrada.

Tarefa difícil essa, mas é aqui que entra a gamificação. Ela consegue aproximar os clientes da marca porque entrega uma experiência divertida, interativa, inovadora e estimulante e, com isso, consegue engajamento e fidelidade.

Na prática, como essa aproximação acontece?

O principal objetivo da gamificação é servir como uma ponte de conexão, por meio do magnetismo dos jogos, para aumentar o engajamento entre a marca e o cliente. A recompensa é fundamental, pois é a principal ferramenta de impulso para que essa experiência seja virtuosa ao final.

A gamificação claramente pode aumentar o engajamento dos clientes, aumentar as taxas de conversão, tornar a marca mais memorável e agradável, cultivar a fidelidade à marca e proporcionar bons resultados. Ao transformar interações em experiências envolventes e recompensadoras, a gamificação posiciona a marca de forma estratégica e diferenciada no mercado.

Ela é muito versátil e pode ser facilmente adaptada e desenvolvida de acordo com as necessidades da marca e do público ao qual será destinada. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile