Neste quarto episódio da série “Gamificação funciona e traz resultados”, vou explorar um tema de grande relevância nas mesas de reuniões e nos planejamentos de marketing, que é como melhorar a relação dos clientes com as marcas.
Quando pensamos em planejamento, automaticamente associamos à busca por receitas e estratégias para aumentar o faturamento e o crescimento. E, indubitavelmente, o crescimento está relacionado a vendas, que, por sua vez, estão relacionadas aos clientes. Chegamos, então, ao ponto: precisamos que os clientes comprem mais. O que devemos fazer para que isso aconteça?
São muitas as respostas óbvias, como a análise do nosso produto, preço, posicionamento de mercado, distribuição e muitos outros. No entanto, neste artigo, vamos abordar como podemos impactar e fidelizar os nossos clientes, incentivando mais vendas e fazendo com que a nossa marca seja a sua preferida e sempre lembrada.
Tarefa difícil essa, mas é aqui que entra a gamificação. Ela consegue aproximar os clientes da marca porque entrega uma experiência divertida, interativa, inovadora e estimulante e, com isso, consegue engajamento e fidelidade.
Na prática, como essa aproximação acontece?
• Com a oferta de recompensas: as pessoas adoram ganhar algo ao atingir uma meta. Pode ser uma meta de compras, uma dinâmica de jogos, a participação em uma pesquisa — há muitas formas de vincular um prêmio a uma atividade. O importante é que essa relação de jogar, competir e ganhar estimula e engaja, favorecendo a conexão do cliente com a marca e, como consequência natural, o aumento das vendas.
• Com a criação de jogos e desafios com missões atrativas: o jogo sempre foi e continuará sendo uma fonte de prazer e de entretenimento. É comum ouvir que as crianças aprendem brincando e jogando. O princípio é o mesmo aqui: desenvolver uma conexão com a marca e e aumentar o tempo de exposição do cliente aos produtos, pois essa exposição gera desejo de compra e, consequentemente, vendas.
• Com as competições: aqui estamos falando de competições saudáveis que despertam a vontade de se superar para ganhar a competição e, por consequência, ganhar a notoriedade e o prêmio estabelecido, sempre com metas atreladas a ganhos.
O principal objetivo da gamificação é servir como uma ponte de conexão, por meio do magnetismo dos jogos, para aumentar o engajamento entre a marca e o cliente. A recompensa é fundamental, pois é a principal ferramenta de impulso para que essa experiência seja virtuosa ao final.
Com a gamificação, podemos explorar tanto as hard skills quanto as soft skills, que são cruciais para o desenvolvimento das habilidades comportamentais, o reforço da cultura e do propósito, em trilhas de liderança, além de abordar temas sensíveis, como ética, diversidade, códigos de conduta e muitos outros.
A gamificação é muito versátil e pode ser facilmente adaptada e desenvolvida de acordo com as necessidades da marca e do público ao qual será destinada. Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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