Buscando alavancar os negócios de micro e pequenos empreendedores no País, o TikTok abriu 25 mil vagas para auxiliar empreendedores e criadores no impulsionamento de seus negócios. A ação é realizada em parceria com o Digital Favela e tem o intuito de auxiliar no melhor uso da plataforma de videos curtos e suas ferramentas.
Para o projeto, foi lançada a plataforma “Cria Que Cria“, que funcionará como um curso online. O acesso é gratuito e aberto a todos, com inscrições disponíveis no site do projeto. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, podendo ser encerradas antecipadamente devido ao esgotamento das vagas.
“Queremos encorajar que empreendedores e empreendedoras, sobretudo quem mora em favelas ou regiões menos favorecidas, e que muitas vezes empreendem por necessidade, aproveitem ao máximo as oportunidades que nossa plataforma oferece”, afirma Silvia Belluzzo, diretora de Marketing de Negócios para PMEs do TikTok na América Latina.
A capacitação será conduzida em parceria com a SoulCode, uma EdTech brasileira especializada em educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade, por meio da FavelaCode, uma parceria da empresa com a Favela Holding no setor educacional.
As aulas do projeto “Cria Que Cria” serão realizadas de forma online e divididas em sete módulos. Os empreendedores terão acesso a cursos que abrangem desde monetização até estratégias para fazer crescer seu negócio, além de conteúdos sobre marketing, fundamentos do TikTok, identificação de nicho, uso do TikTok para divulgação de negócios e trabalho, e criação de conteúdo.
TikTok Empreende
Os empreendedores também terão a oportunidade de participar do concurso TikTok Empreende, em parceria com o Sebrae, que visa dar visibilidade a histórias inspiradoras de empresários na plataforma de vídeos curtos e distribuir R$ 1,5 milhão em premiações. As inscrições permanecerão abertas até o dia 31 de março.
Para participar, o empreendedor deve postar um vídeo público de até 10 minutos no TikTok, contando uma história inspiradora com resultados tangíveis para o seu negócio através da utilização da plataforma, além de incluir a hashtag #TikTokmefezempreender ou #EmpreendanoTikTok. Após isso, será necessário também preencher um formulário de inscrição e aguardar o resultado.
“A favela é uma potência empreendedora. Com essa iniciativa, em parceria com o TikTok, vamos construir uma ponte de conhecimento e aprendizado para quem já tem essa essência, mas não teve acesso a ferramentas ou conteúdos com essa formação na prática”, destaca Tiago Trindade, sócio e co-CCO da Digital Favela.
Os 300 vencedores serão contemplados com cartões virtuais carregados com o valor unitário de R$ 5 mil e uma capacitação em comportamento empreendedor, finanças e inovação de 12 horas do Sebrae-SP.
Os inscritos também ganharão um curso online de 3 horas do próprio TikTok, que tem como objetivo estimular a criatividade dos empreendedores, desenvolver sua marca, encontrar sua comunidade e explorar os recursos disponíveis na plataforma para impulsionar os negócios.
Imagem: Shutterstock