Continuamos cautelosos sobre sistema bancário dos EUA, diz diretor do Morgan Stanley

Segundo ele, o ambiente regulatório ainda está evoluindo

Morgan Stanley

O diretor de Gestão Patrimonial do Morgan Stanley, Daniel Skelly, afirmou que estrategistas do banco “permanecem cautelosos” sobre o sistema financeiro dos Estados Unidos. Skelly avaliou que turbulências semelhantes às observadas em março podem ressurgir, devido a vulnerabilidades ainda presentes entre bancos regionais americanos.

“Quando pensamos nas ações em termos de índices de capital, de desaceleração do crescimento e de potencial abrandamento dos retornos, ainda há alguma dor por vir”, concluiu, em entrevista à Bloomberg, na última segunda-feira, 24.

O diretor aponta que as rápidas ações do Federal Reserve (Fed) e outros órgão reguladores conseguiram resolver problemas relativos ao crédito, contudo, não abordam questões regulatórias importantes e riscos ligados a imóveis comerciais, ambos com maior impacto negativo sobre bancos regionais. Segundo ele, o ambiente regulatório ainda está evoluindo, com previsão de audiência para novas regras de liquidez em bancos regionais prevista para junho deste ano.

Grandes bancos lucraram 17,4%

Enquanto três bancos sumiram do mapa financeiro dos EUA, os pesos-pesados de Wall Street conseguiram engordar os lucros no primeiro trimestre de 2023, turbinados por juros mais altos, uma vez que os negócios de mercado de capitais seguem em marcha lenta.

Diferentemente da crise de 2009, desta vez os maiores bancos do país se veem como parte da solução da turbulência, que foi de um lado ao outro do Atlântico em março e colocou investidores à caça de novos alvos. O pior parece que foi superado, mas ainda há riscos de “crises pontuais”, considerando que os juros nos EUA ainda devem subir mais – e ficar elevados por mais tempo.

O lucro líquido combinado de JPMorgan Chase, Bank of America, Wells Fargo, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley alcançou US$ 36,5 bilhões no primeiro trimestre, montante 17,4% superior ao registrado em igual intervalo de 2022. Com exceção dos dois últimos, todos ampliaram os seus ganhos no período.

Com informações de Estadão Conteúdo (Laís Adriana)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile