A Natural Tech, feira referência no setor de produtos naturais e bem-estar, trouxe uma série de lançamentos inovadores que prometem transformar o mercado. Através da rota da SaudaBe com grupos de nutricionistas prescritoras, vimos de perto as novidades e tendências que marcaram o evento. Confira os destaques:
Proteína é o novo hype
Durante a rota, notamos uma quantidade enorme de marcas, principalmente as de suplementação, focando em proteínas (tanto de origem animal quanto vegetal) como ingrediente principal para a entrega de saudabilidade. Diferente de outros anos, nesta edição não foram vistas as marcas de análogos.
Na visita à NRA Show, em Chicago, um dos principais temas abordados foram os análogos. Isso mostra que o consumidor brasileiro busca mais marcas de bem-estar, enquanto o consumidor norte-americano foca mais em substituição.
Inclusive a Mãe Terra, conhecida por seus produtos naturais, entrou na categoria de suplementos com barrinhas e proteínas vegetais, apresentando embalagens modernas e atraentes com foco em indulgência.
Produtos com viés de sustentabilidade
Uma das inovações mais surpreendentes veio da Quaker, que lançou o arroz de aveia. Este produto, feito com grãos inteiros ricos em fibras é rápido de preparar e tem 100% do lucro revertido para a organização Amigos do Bem, unindo saúde e solidariedade.
Além disso a Nude desenvolveu um cereal upcycling, feito com resíduos de aveia, destacando-se pela sustentabilidade e sabor, mostrando que é possível unir saúde e responsabilidade ambiental.
Nanotecnologia aplicada na suplementação
A marca Yosen trouxe para a feira suplementos desenvolvidos com nanotecnologia. O ômega-3 superconcentrado e a melatonina em gotas são alguns dos destaques, oferecendo alta absorção e sem sabor residual desagradável.
Nutrição não é somente alimentação. É o cuidado com corpo, mente e alma
As marcas Caffeine Army, Sublyme e Koala lançaram novos sabores que conquistaram os visitantes. Além disso, a Koala apresentou uma deliciosa bebida de chocolate destinada a melhorar a qualidade do sono, combinando sabor e funcionalidade. Toda a comunicação do stand estava focada em como buscar bem-estar em diferentes ocasiões de consumo, como café da manhã, treino e sono através de rituais.
Outra marca que explorou muito a temática de rituais foi a Leão, com o lançamento de uma linha de chás que encantou a todos, incluindo o “Mamãe Serena”, já testado e aprovado para aliviar os sintomas da TPM, e chás gelados refrescantes e saborosos.
A Natural Tech 2024 mostrou que o setor de produtos naturais e bem-estar está em constante evolução, trazendo inovações que prometem atender às necessidades dos consumidores de forma cada vez mais eficiente e saborosa.
Ao refletir sobre o impacto das inovações apresentadas na Natural Tech 2024, podemos traçar paralelos com as tendências observadas na NRA Show 2024, como o uso de tecnologia avançada e a preocupação com a sustentabilidade. Ambas destacaram a importância de inovação contínua e adaptabilidade para atender às demandas crescentes dos consumidores por produtos saudáveis e sustentáveis. A adoção de nanotecnologia nos suplementos da Yosen, por exemplo, reflete uma busca por eficiência e qualidade.
Assim como as inovações em robótica e sistemas de autoatendimento na NRA Show visam melhorar a experiência do cliente, os lançamentos de produtos práticos e funcionais na Natural Tech, como as bebidas proteicas veganas da Nutrify, classificadas como ready to drink, e o matcha em sachê da Push, demonstram um foco em conveniência sem comprometer a qualidade. A integração de estratégias de sustentabilidade, observada no cereal upcycling da Nude, também ecoa a necessidade de práticas responsáveis, um tema central nas discussões sobre os desafios para atrair consumidores.
Essas conexões mostram que, independentemente do setor, a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o crescimento e sucesso contínuo no mercado atual.
Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: SaudaBe