Mais comunicação e menos conflito

Que a comunicação eficaz é muitas vezes a solução de problemas que poderiam ser evitados ou ao menos minimizados, todos sabem. No franchising, no entanto, mais do que importante, ela é crucial para o sucesso da relação de franquia.

Relação essa que é de total interdependência. Franqueados e franqueadores têm que ter a consciência de que se conquista muito mais juntos do que separados. Na relação de franquia, colocar o ego de lado e reconhecer que seu progresso está intimamente ligado ao trabalho de outro é fundamental – exige maturidade e abertura ao diálogo.

O paradoxo é que, muitas vezes, quanto mais damos importância para algo, maiores são as dificuldades de comunicação. Isso porque outros fatores acabam influenciando no processo, principalmente as emoções. Na relação de franquia, o franqueador tem em alta conta tudo o que conquistou, a marca, a rede, sua reputação. O franqueado, por sua vez, tem muitas vezes na franquia, o negócio de sua vida, o sustento de sua família.

Então, nada melhor que uma boa dose de empatia, escuta e assertividade. Os dois lados estão, na prática, defendendo a mesma coisa, ambos desejam sucesso e um futuro promissor para o negócio.

Para conquistar o tão sonhado “nós” numa relação de franquia, quando cada um dos envolvidos deixa de pensar apenas no “eu” ou “você”, e abraçam as causas conjuntas, o franchising desenvolveu ao longo dos anos algumas boas práticas que podem ser incorporadas em qualquer relação, seja ela de negócios ou não. Algumas delas são relatadas por Greg Nathan no livro “Parcerias Lucrativas”, as quais relato abaixo:

Embora uma boa comunicação seja essencial para o sucesso em todas as áreas da vida, ela é pouco trabalhada como competência. Para se chegar num nível em que a comunicação seja efetiva, é preciso prática e muito comprometimento com o outro. No franchising mais ainda e é fundamentalmente um fator de sucesso para os negócios.

 

Nota:

*No mês de julho o Grupo BITTENCOURT lançou a 8ª edição do livro Parcerias Lucrativas de Greg Nathan, uma das principais publicações voltadas para empreendedores, franqueadores e franqueados. Com conteúdo ampliado e atualizado, traduzido e lançado no Brasil pelo Grupo BITTENCOURT, o material promove reflexões sobre comunicação, atitudes e práticas do franchising; respeito e confiança mútua entre os profissionais da franqueadora e do franqueado,  além de explorar outros pontos importantes para o sucesso de todo o sistema. O livro já está à venda na loja online: https://www.suafranquia.com/loja/livros/parcerias-lucrativas

*Imagem reprodução

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