Seguindo tendências de atendimento ao consumidor, a Ford adotou em seu site um sistema de Inteligência Artificial para responder às dúvidas mais comuns sobre a marca. Batizado de FORDi, o assistente virtual da montadora entrou em operação no final do ano passado e tem evoluído seus aprendizados, bem como todo o sistema de IA.
O bot pode ser acessado via site ou WhatsApp. A única informação que o assistente virtual pede ao usuário ao iniciar a conversa é o seu nome. Na próxima etapa, é mostrado o menu principal com diversas opções como Veículos, Compre o seu Ford, Serviços, Concessionárias, Ofertas Ford, Carro por assinatura, Falar com atendente, entre outras. Cada alternativa abre um menu mais específico para categoria para atingir a informação desejada.
“O assistente digital FORDi concentra várias informações num único canal e faz parte de uma estrutura maior, criada para transformar a experiência do consumidor em todas as suas interações com a marca”, explica Márcia Vezzani, coordenadora de Experiência do Consumidor da Ford e responsável pelo sistema no Brasil.
A executiva ainda ressaltou que, apesar do pouco tempo de operação, o chat bot já consegue resolver a maioria das solicitações sem intervenção humana e com alto nível de satisfação. Além disso, outra característica apontada como vantagem é a linguagem simples utilizada pelo FORDi, como uma conversa de pessoas.
Na América do Sul, o FORDi opera desde 2019 na Argentina e foi lançado recentemente no Chile, Colômbia e Peru.
“Em breve, ele será integrado ao nosso sistema digital de agendamento de serviços, o Agenda Ford, e poderá enviar mensagens de voz e vídeo. São inúmeras possibilidades, dentro da nossa proposta de estar ao lado do cliente em todos os momentos da sua jornada”, destaca a executiva.
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