Empresas de bebidas destiladas lançam associação para estimular consumo responsável

Isonomia tributária e regulatória e combate ao mercado ilegal são outras bandeiras do grupó

Empresas de bebidas destiladas lançam associação para estimular consumo responsável

Grandes empresas de destilados que atuam no Brasil, Bacardi Martini, Beam Suntory, Brown Forman, Diageo Brasil e Pernod Ricard se uniram para criar a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD).

A semente da iniciativa foi plantada em 2020, com a criação do Núcleo pela Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas no Brasil, grupo formado para fortalecer transparência e a responsabilidade na relação da sociedade com o consumo de bebidas alcoólicas.

Além de conscientização e consumo responsável, a nova associação tem outras bandeiras, como isonomia tributária e regulatória e combate ao mercado ilegal. As empresas que integram ABBD movimentam R$ 34,2 bilhões/ano, segundo levantamento da Euromonitor de 2018.

Doses certas

A ABBD já planeja iniciativas para fortalecer a campanha educativa do movimento “Doses Certas”, que desde 2020 trabalha para desfazer mitos relacionados a bebidas alcoólicas. Outro mote é informar a população que “Álcool é Álcool” – o mesmo tipo de álcool está em todas as bebidas, e é importante controlar a quantidade consumida.

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre (RS), José Eduardo Cidade é o presidente da nova entidade. “A Associação é um marco para mudanças estruturais necessárias. Juntos, vamos dar voz a um setor de grande representatividade, em um momento ímpar do país, para discutirmos a reforma tributária e a retomada econômica, sem nunca perder de vista o consumo responsável e nosso papel junto à sociedade.”

Imagem: BigStock

Sair da versão mobile