Após lançar a sua linha de roupas feitas com garrafas pet, em que cada camiseta retira 5 garrafas do meio ambiente, a Speedo anuncia mais uma iniciativa ESG, eliminando as sacolas plásticas da sua rede de lojas. Segundo o Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos, compilado pela Minderoo Foundations, o mundo gerou 139 milhões de toneladas de resíduos plásticos em 2021, um recorde desde que o índice foi criado.
“Esses números mostram que as ações para combater o problema estão sendo insuficientes. O consumidor está mudando, principalmente as gerações mais novas. Ser ESG passou de puro marketing e se transformou em faturamento e obrigação de qualquer companhia. Não adianta mais somente contar uma história bonita. As pessoas querem saber o que as empresas fazem de forma prática, para se certificarem de que realmente possuem responsabilidade social e ambiental”, explica Roberto Jalonetsky, Diretor-Geral da marca.
Por ano, a rede de lojas próprias da Speedo Multisport consome cerca de 100 mil sacolas, que servem como embalagens para os consumidores levarem suas compras. A partir de agora, os produtos serão embalados em ecobags, feitas de TNT, material resistente e reciclável, com capacidade de suportar até 10 quilos, e que poderão ser guardadas e reutilizadas futuramente. “São 100 mil sacolas plásticas por ano que não poluirão o meio ambiente. Trocamos por ecobags, ou seja, sacolas reutilizáveis e que trazem um benefício real para o consumidor”, explica Jalonetsky.
Apesar das ecobags ainda apresentarem um custo mais alto em relação as feitas de material plástico, a Speedo entende a ação como um investimento dentro de um propósito muito maior. “Nós detemos mais de 80% de share no segmento de esportes aquáticos. O plástico é o principal poluente dos oceanos. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos mares. É nossa obrigação cuidar do ambiente em que nossos consumidores utilizam os produtos Speedo”, ressalta Jalonetsky.
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