As vendas no varejo do Reino Unido subiram 1,5% em setembro ante agosto, segundo dados publicados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país, mostrando que o setor varejista continua se recuperando do impacto da pandemia de coronavírus.
O resultado, que marcou o quinto mês consecutivo de avanço nas vendas, veio acima da expectativa de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam alta de 0,5%.
Em abril, quando o lockdown motivado pela Covid-19 estava em vigor, o setor havia sofrido uma queda mensal histórica de 18,1%. Na comparação anual de setembro, as vendas do setor varejista britânico aumentaram 4,7%, superando também a projeção do mercado, que era de acréscimo de 3,6%.
As vendas de roupas nas lojas estão mais de 10% abaixo dos níveis do ano anterior, levando a uma enxurrada de varejistas de rua enfrentando dificuldades financeiras, enquanto os gastos online em geral são mais de um terço maiores.
A economia da Grã-Bretanha deve registrar uma recuperação rápida no terceiro trimestre, e os dados de vendas no varejo mostraram um aumento recorde de 17,4% nos volumes de vendas no período.
Imagem: Reprodução