“Ok, Google, falar com Natura”: marca lança compras por comando de voz

Os clientes da Natura agora podem fazer compras por comando de voz, usando o Google Assistente. Para acionar o novo serviço, o consumidor deve entrar no Google Assistente e dizer: “Ok, Google, falar com Natura”. É possível buscar produtos, colocar no carrinho e finalizar a compra. O pagamento é feito via boleto bancário.

Com a iniciativa, a Natura se junta a um número crescente de empresas que estão apostando no chamado voice commerce – caso, por exemplo, da Riachuelo, que lança mão da assistente virtual Alexa, da Amazon. Os brasileiros que assinam o serviço Amazon Prime também podem usar a Alexa para o mesmo fim.

“Há uma estimativa de que, até o final do ano, mais de 60% das pesquisas nos Estados Unidos sejam por comando de voz. O consumidor brasileiro já está cada vez mais habituado com as assistentes de voz hoje disponíveis no mercado, e isso já começa a abrir uma série de oportunidades para as marcas”, analisa Caio Camargo, sócio-diretor da consultoria Gouvêa Tech.

Para ele, os assistentes de voz têm sido ótimos mediadores entre os canais digitais e os consumidores, humanizando um pouco o atendimento desses canais. “Algumas marcas, de olho na melhoria dessa relação, têm buscado personificar ainda mais seus assistentes, dando-lhe nomes, como no caso da Alexa, da Amazon, até mesmo um rosto e corpo, como no caso da Lu, do Magazine Luiza.”

O uso de assistentes virtuais foi destaque num dos paineis do Global Retail Show, maior evento online de varejo do mundo, que foi realizado no mês passado.

Expansão para mais plataformas e países

Por enquanto, a novidade da Natura está disponível apenas em smartphone, mas a marca de cosméticos já estuda expandir a novidade para outras plataformas. Já existem, também, planos de lançamentos em outros países nos quais a marca mantém operação.

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários ativos no Google Assistente. Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar para o Google, 37% dos brasileiros usam o Google Assistente pelo menos três vezes na semana, sendo que 21% usam diariamente. A ferramenta já está presente em um bilhão de dispositivos (smartphones, TVs, smart speakers) em mais de 90 países.

A novidade foi desenvolvida pelo Innovation Lab, equipe da área de Inovação Digital da Natura dedicada a explorar tecnologias emergentes, além de se relacionar com ecossistema de inovação pelo programa Natura Startups.

Novidade para empresas e clientes

O comércio por voz no Google Assistente realiza as conexões com o e-commerce da Rede Natura através de APIs (sigla em inglês para Aplication Programming Interface ou padrões de acesso para um aplicativo de software) e a ferramenta Dialogflow, uma solução Google Cloud que utiliza inteligência artificial para criar experiências de conversação mais naturais e ricas.

De acordo com o vice-presidente da plataforma de negócios da Natura, Agenor Leão, a solução de comércio por voz deve ser ampliada ainda mais pela marca. “A experiência de comércio por voz é ainda uma ferramenta muito nova, tanto para empresas, quanto para consumidores. Por isso, nosso foco é seguir ampliando a utilização em nosso negócio, seja acelerando outros caminhos, seja pela criação de novos serviços e experiências para toda a nossa rede e seus diferentes públicos”, diz Agenor.

O vice-presidente afirma, ainda, que ferramentas ativadas por voz têm diversas vantagens, como o fato de serem mais simples e rápidas para o ser humano, além de terem potencial inclusivo para diversos perfis de pessoas e não necessitarem do download de nenhum aplicativo para a maioria dos smartphones Android.

Agenor Leão ressalta, ainda, que a marca tem feito investimentos com o objetivo de inovar o modelo de negócio e já disponibilizou assistentes de voz para outros serviços da marca, como a experiência de Meditação Natura, que pode ser acionado pelo Amazon Alexa e pelo Google Assistente, disponíveis em português, espanhol e inglês.

Imagem: Divulgação

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