Com o aumento de acessos ao investirem no ambiente digital, 64% das empresas pretendem aumentar ainda mais os investimentos no ambiente online no pós-pandemia, enquanto apenas 7% planejam diminuir após o fim do distanciamento social.
É o que aponta um pesquisa realizada pela HostGator, multinacional de hospedagem de sites e provedora de serviços online, com mais de 5 mil entrevistados. Realizada na própria plataforma de hospedagem de sites da HostGator e abordou quatro dimensões: Impacto da Pandemia, Investimento, Planos de Investimento e Realidade do Negócio (pré e pós-covid).
“A expectativa para o mercado é de que as compras pela internet aumentem cada vez mais. Hoje, uma pessoa pode ir buscar informações sobre um produto, ver o catálogo e portfólio da marca e depois ir comprar na loja — integrando o ambiente digital ao físico. Já tendência para os próximos anos é de que a compra ou contratação de serviços inteira e direta pelo meio online só cresça”, explica Ricardo Melo, vice-presidente de Marketing da HostGator Américas.
O estudo comprovou a impressão de que o comportamento das pessoas ficou mais digital com a pandemia, quando ferramentas tecnológicas passaram a ser mais utilizadas. Segundo a pesquisa, 58% dos participantes passaram a investir mais no digital nesse período. Neste grupo, 64% percebeu consequente aumento nas vendas por esse formato.
Em relação ao modelo de negócio, 97% das empresas têm presença no ambiente online, com 65% descrevendo sua atuação como totalmente digital e 32% declarando estar presente tanto fisicamente como de forma online. A pandemia foi a responsável por migrar todo ou parte do negócio para o digital para 28% dos entrevistados.
Como manter boa presença online
Num indicativo de quanto o cenário empresarial nacional ainda precisa amadurecer em termos de digitalização, os dados indicam que os brasileiros ainda empreendem por necessidade e não por oportunidade — 34% dos participantes iniciaram seu negócio durante a pandemia para suprir a perda de renda e enfrentar a crise.
Melo destaca que entre as principais maneiras de garantir uma boa presença online estão a construção de site e blog informativo da empresa, cadastro no Google Meu Negócio, presença nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter), elaboração de campanhas digitais e uso de e-mail marketing.
“Garantir uma presença omnichannel será cada vez mais importante, porque o consumidor já passou por uma mudança de pensamento. Não é à toa que o faturamento do e-commerce cresceu 41% em 2020, atingindo a maior alta percentual desde 2007, segundo a Webshoppers”, afirma.
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