iFood, Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco se unem em campanha contra o desperdício

Iniciativa conta com a inteligência de redistribuição de alimentos da startup de impacto social Connecting Food

iFood, Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco se unem em campanha contra o desperdício

O iFood conectou pontas do ecossistema de alimentação brasileiro para ajudar no combate ao desperdício de alimentos a partir do movimento Todos à Mesa. A iniciativa conta com a inteligência de redistribuição de alimentos da startup de impacto social Connecting Food, rede da ONG Ação da Cidadania, e participação de empresas como Nestlé, Carrefour e M. Dias Branco, além de redes locais de varejo.

O objetivo é combater o desperdício a partir da redistribuição de alimentos excedentes, abrir discussões sobre como ampliar o marco regulatório das doações, potencializar iniciativas de doação e convidar cada vez mais empresas a participarem do projeto. Atualmente, o mundo desperdiça um terço dos alimentos que produz e, somente no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não sabem ao certo se farão três refeições diárias e mais de 20 milhões passam fome.

“Queremos incentivar indústrias e varejistas a doarem produtos alimentícios excedentes que tenham suas propriedades intactas e estejam na validade, beneficiando, assim, milhares de pessoas em todo o Brasil”, afirma o diretor de sustentabilidade do iFood, João Barreto.

Rede humanitária de distribuição

Existem padrões de estética de frutas, legumes e verduras que fazem com que muitos produtos sejam desperdiçados. Além disso, há um excedente de produção, ou seja, produtos de indústrias e mercados dentro da validade que não possuem tempo hábil para chegarem às prateleiras. Juntas, essas e outras variáveis impedem que alimentos de boa qualidade sejam comercializados.

Há um potencial de que estes produtos sejam direcionados a uma rede humanitária de redistribuição de alimentos e cheguem às mesas da população em vulnerabilidade social no Brasil. Em meados do ano passado, entrou em vigência a Lei nº 14.016, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes, autoriza a doação de alimentos excedentes dentro da validade e dentro das condições ideais de conservação e próprias ao consumo humano.

“Durante a primeira semana do movimento Todos à Mesa, mais de 68,5 toneladas de alimentos já foram doados. A proposta agora é usar a inteligência de redistribuição de alimentos da Connecting Food para seguir conectando cada vez mais empresas doadoras para que, juntos, possam alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social a partir da doação de excedentes de indústrias, mercados e restaurantes, que estão em excelentes condições nutricionais, mas que são desperdiçados todos os dias.” pontua a fundadora e CEO da Connecting Food, Alcione Silva.

Projeto-piloto

O iFood irá patrocinar também um piloto de combate ao desperdício e doação de excedentes com redes locais de varejo, operacionalizado pela Connecting Food. A operação consiste em mapear ONGs no entorno das lojas aptas a receberem a doação de alimentos que perderam qualidade para a prateleira, mas que estão dentro da validade. Serão 30 lojas nesta primeira etapa do projeto, patrocinado integralmente nos primeiros seis meses, sendo uma delas o Supermercado Castanha, na Vila dos Remédios, em São Paulo.

“A situação da fome no país é trágica. E reduzir o desperdício de alimentos é parte crucial no processo de melhoria de segurança alimentar do povo brasileiro. Estamos muito felizes em fazer parte desse movimento grandioso com o iFood e as empresas parceiras”, afirma o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso.

Imagem: Shutterstock

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