Saiba quais são as marcas de varejo mais lembradas pelos brasileiros

Datafolha anunciou na noite desta terça-feira (25) os vencedores da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind

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O Datafolha anunciou na noite desta terça-feira (25) os vencedores da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind nas marcas ligadas ao varejo. No total, a premiação englobou mais de 80 categorias entre produtos e prestação de serviços.

Considerando-se as categorias ligadas ao varejo, as marcas mais lembradas em “Supermercado” foram Assaí, Atacadão, Carrefour e Extra; em “Atacadista”, o ganhador foi o Assaí; em “Lojas de Móveis e Eletrodomésticos”, Casas Bahia; e, em “Site de Compras”, Mercado Livre.

A lista completa com as marcas ganhadoras de todas as categorias do Prêmio Folha Top of Mind está disponível na internet (clique aqui).

Top do Top

O Prêmio Folha Top of Mind traz, ainda, outras categorias especiais. Samsung, Coca-Cola, Omo e Nike foram as vencedoras entre as marcas na categoria especial “Top do Top”. A gigante sul-coreana dos eletrônicos foi protagonista durante a celebração ao conquistar outros prêmios nas categorias “Aparelho de TV”, “Computador e Notebook” e “Smartphone e Tablet”, além das categorias especiais “Top Confiança” e “Top Inovação”.

As categorias regionais contemplaram as marcas Cristal, no “Destaque Região Centro-Oeste”; Pitú e Primor, no “Destaque Região Nordeste”; Havaianas, no “Destaque Região Norte”; União, no “Destaque Região Sudeste”; e Melitta, no “Destaque Região Sul”.

Adidas, Nike e Samsung foram contempladas no “Top Confiança”; Risqué, no “Top Feminino”; Havaianas, no “Top Masculino”; e Natura e Ypê, no “Top Preservação do Meio Ambiente” e “Top Sustentabilidade”. A Ypê também levou o “Top Performance”, categoria vencida pela empresa com o maior crescimento em percentual em relação à pesquisa anterior.

Desde 1991 no mercado, quando começou aferindo 12 categorias, a pesquisa de lembrança de marcas feita pelo Datafolha é a principal do País. Segundo Luciana Chong, diretora do instituto, o Prêmio Folha Top of Mind se mantém relevante em 32 anos de trajetória por identificar mudanças de comportamento dos consumidores, bem como transformações no ambiente mercadológico.

“Mais do que uma referência em recall sobre produtos e prestadores de serviços, o reconhecimento evidencia percepções e sentimentos de um público com demandas cada vez mais desafiadoras às empresas. Esse movimento que inclui questões ambientais, bem como de inclusão e diversidade, exigindo das organizações propósito claro, bem comunicado e conectado às práticas, para manterem-se relevantes no dia a dia das pessoas”, ressalta.

Nesta edição, 84 categorias de marcas foram pesquisadas, sendo 16 inéditas. As novidades na premiação são: “Alívio de Azia e Má Digestão”; “Amaciante de Roupa”; “Aplicativo de Turismo”; “Atacadista”; “Bicicleta”; “Cera e Lustra Móveis”; “Chocolate”; “Coloração para os Cabelos”; “Conexão 5G”; “Fralda Descartável”; “Linguiça Calabresa”; “Máquina de Café em Cápsula”; “Maquininha de Pagamento”; “Posto de Gasolina”; “Sandália”; e “Sensibilidade dos Dentes”.

A pesquisa do Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas nesta edição, entre 2 e 13 de agosto de 2022, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal. Nesse processo, os pesquisadores utilizam avião, carro, moto, ônibus e, até mesmo, barco para representar a pluralidade regional do Brasil.

Imagem: Divulgação

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