Anatel aprova reajuste do plano básico da telefonia fixa

O reajuste ficou definido nos seguintes níveis máximos: Sercomtel (-2,662%), Algar Telecom (-0,387%); Telefônica (+0,567%) e Oi S.A. (-11,575%)

Anatel aprova reajuste do plano básico da telefonia fixa

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 26, em sua 926ª Reunião Ordinária, o reajuste de tarifas do plano básico do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) das concessionárias Sercomtel, Algar Telecom, Telefônica e Oi, na modalidade local.

O reajuste ficou definido nos seguintes níveis máximos: Sercomtel (-2,662%), Algar Telecom (-0,387%); Telefônica (+0,567%) e Oi S.A. (-11,575%).

Fixou-se, ainda, o Valor da Unidade de Tarifação para Telefone de Uso Público, o valor do crédito do cartão indutivo, único em todo o território nacional, em R$ 0,14300, com impostos e contribuições sociais.

A definição deste valor implica ao adquirente do cartão indutivo mais simples, de vinte créditos, o desembolso de R$ 2,86 (dois reais e oitenta e seis centavos).

Desligamento dos sinais 2G e 3G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública para definir um plano de desligamento dos sinais de internet móvel 2G e 3G, que estão caindo no desuso após a popularização do 4G e do 5G. O processo de tomada de subsídios é conduzido pela Superintendência de Outorgas e Recursos da Anatel e terá duração de 30 dias.

O fim do 2G e do 3G envolverá a desativação dos sinais, a liberação das frequências para outros fins e a suspensão da homologação de novos celulares e aparelhos para rodar essas tecnologias. A medida, portanto, mexe com o dia a dia das teles, fabricantes de equipamentos e usuários da internet.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile