A pandemia teve como impacto direto o crescimento exponencial do e-commerce mundial. De acordo com a pesquisa da Connected Life, 68% dos brasileiros realizam pesquisas online antes de comprar em lojas físicas. Além disso, o estudo revelou que 74% dos entrevistados preferem a facilidade do e-commerce.
Na mesma linha, um levantamento da McKinsey e da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) analisou o estágio das empresas no marketing digital. Cerca de 80% das empresas nacionais ainda engatinham neste segmento, 23% são iniciantes e 57% são emergentes.
Para a Head Comercial da WSI Londrina, Rita Figueiredo, o comércio online acelerou dez anos durante a pandemia, pelo fechamento temporário das lojas físicas. “É o negócio do momento” complementou. Um levantamento da SmartHint apontou que o faturamento do e-commerce cresceu 785% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação ao mesmo período na pandemia.
Outra pesquisa, realizada pelo programa Digital AdSpend 2021 junto a Kantar Ibope Media, mostrou que a publicidade digital movimentou R$ 30,2 bilhões no ano passado. O valor representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior e 74,2% ante 2020. Rita explicou que o marketing digital vai muito além da publicidade tradicional. “O objetivo não é apenas encontrar potenciais compradores e gerar lead, mas efetivar a venda”, completa.
Ela ainda comentou que esta estratégia tem custo e riscos medidos, o que é vantajoso principalmente para pequenas e médias empresas. “Com a metodologia que WSI trabalha, conseguimos rapidamente saber se estamos no caminho certo para realizar a venda. Já saímos da primeira reunião com um projeto de escopo pronto”, pontua.
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