As redes de restaurantes Outback, Abbraccio e Aussie estão implementando no Brasil uma transformação digital significativa para aprimorar seus negócios e melhorar a experiência do cliente. Após a implementação de soluções digitais da Microsoft, a operação das marcas já observa ganhos nos processos de logística e abastecimento, com redução de custos e na diminuição do estoque médio no centro de distribuição em 30%.
Além disso, tarefas administrativas, como tratamento de gorjetas para importação na folha de pagamento foram automatizados e tiveram erros minimizados, e o uso de Inteligência Artificial (IA) para segurança aprimorou a detecção de ameaças.
“O desdobramento da nossa estratégia foca em 3 pontos fundamentais: resiliência e melhoria operacional das áreas de negócio, democratização e proteção dos dados, e digitalização dos pontos de contato com o consumidor. Hoje, operamos 194 restaurantes no total somando as três marcas, e em crescimento acelerado”, explica Daniel Barbosa, vice-presidente de Estratégia, Tecnologia e Supply das marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil.
Daniel também acrescenta que reduzir o tempo do estoque médio, ou seja, o período em que os produtos estão armazenados, otimizou os processos de distribuição e no planejamento para abastecer os restaurantes, evitando desperdício de alimentos e otimizando o fluxo de caixa do grupo.
A adoção das soluções de nuvem e a integração de automação de processos robóticos (RPA) melhorou os processos de aquisição, criando ordens de compra automaticamente e destacando a resiliência e facilidade de manutenção no ERP, sem incidentes desde o GoLive em 2019.
A automação de processos administrativos economizou mais de 1600 horas por ano, reduzindo tarefas repetitivas e minimizando erros. Com 194 restaurantes em operação, o processo de validação das gorjetas para inclusão nas folhas de pagamento demandava diversas horas do time de RH na validação, com a tecnologia, o upload dos dados é feito de maneira automática e o sistema também cruza as informações, gerando a validação inicial para ser revisada pelos profissionais da área, que agora levam menos tempo na tarefa. Além disso, a governança de dados foi aprimorada, garantindo mais conformidade com normas regulatórias e diminuindo os riscos de exposição de dados.
“Conseguimos adotar soluções unificadas que se conectam com as diferentes áreas de atuação da companhia e se encaixaram na estratégia e sustentabilidade dos pilares de transformação da operação das nossas redes de restaurantes”, destaca Marcos Nogueira, diretor de Tecnologia das marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil.
Futuro promissor
A transformação digital dos restaurantes Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil resultou em uma experiência aprimorada para os clientes, com maior segurança e confiança nas operações da empresa. A implementação do Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) otimizou a cadeia de suprimentos, reduzindo o estoque médio e melhorando a eficiência operacional.
“Planejamos integrar ainda mais a Inteligência Artificial em nossas operações, alcançando novos níveis de eficiência na automação e análise preditiva de dados. Com essas ferramentas avançadas, as marcas estarão à frente no mercado de food service, utilizando Inteligência Artificial para melhorar a precisão de previsões, reduzir custos operacionais e otimizar a gestão da cadeia de suprimentos”, finaliza Daniel Barbosa.
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