Parceria entre Cencosud Brasil e Schneider Electric impulsiona eficiência energética no varejo

Tecnologia de monitoramento ajuda a varejista a Cencosud reduzir mais de 500 toneladas de CO2 e economizar quase 4 mil MWh em energia

Parceria entre Cencosud Brasil e Schneider Electric impulsiona eficiência energética no varejo

Focada na agenda ESG, a Cencosud Brasil, uma das grandes redes supermercadistas do país, tem percorrido passos significativos em direção à sustentabilidade com o apoio da Schneider Electric. Por meio da implementação de um sistema da parceira, a varejista aperfeiçoou seu consumo de energia, aprimorou o monitoramento de recursos e reduziu consideravelmente sua pegada de carbono.

“Estamos bastante satisfeitos com os frutos da nossa colaboração com a Schneider Electric. A escolha da plataforma EcoStruxure Resource Advisor foi determinante na nossa jornada para diminuir as consequências no meio ambiente e potencializar a eficácia das nossas atividades”, afirma Douglas Silva, diretor de Obras & Projetos da Cencosud Brasil.

Com a solução da Schneider Electric, todas as lojas do grupo no país passaram a acompanhar e gerenciar ativamente o consumo energético, permitindo identificar ineficiências e realizar ações corretivas. Em 64 unidades, o monitoramento foi ainda mais detalhado, com análises específicas de sistemas como iluminação, HVAC e frio alimentar.

Uma das conquistas mais expressivas da Cencosud Brasil foi a queda de 98% no consumo de eletricidade do sistema HVAC durante os horários de fechamento – medida essencial para otimizar custos e diminuir impactos ambientais.

“Investir em sustentabilidade é mais do que uma questão ambiental. Trata-se de uma estratégia de negócios que beneficia não só as nossas operações como a sociedade como um todo”, revela Douglas Silva.

Os resultados alcançados também renderam reconhecimento à Cencosud Brasil como uma das vencedoras do Sustainability Impact Awards na América do Sul – premiação promovida pela Schneider Electric para celebrar iniciativas de destaque em sustentabilidade alinhadas às prioridades empresariais.

“Parcerias como essa mostram como a revolução digital pode ser uma poderosa aliada na construção de operações mais sustentáveis”, afirma João Salgueiro, gerente sênior de vendas de soluções de sustentabilidade Latam de Sustainability Business, o braço de consultoria em energia e sustentabilidade da Schneider Electric. “A Cencosud Brasil conseguiu tornar desafios energéticos em oportunidades de eficiência e inovação, reforçando o compromisso com práticas de descarbonização”, finalizou o executivo.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile