GPA deve investir em conversão de lojas

O grupo GPA irá acelerar a conversão de lojas para reforçar a atuação regional das bandeiras. A empresa duplicou seu lucro líquido na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 1,3 bilhão.

“Em 2018, conduzimos um grande plano de otimização do portfólio de lojas com iniciativas de conversão, de renovação e também de novos conceitos, que permitiu mais assertividade na entrega de produtos e serviços aos nossos clientes. Registramos um avanço de 10,7% no faturamento bruto do GPA Alimentar, chegando a quase R$ 54 bilhões no ano de 2018”, disse Peter Estermann, diretor presidente do grupo em teleconferência ao mercado.

“Os nossos investimentos de quase R$ 1,7 bilhão, 30% superior ao de 2017, mostram a nossa confiança na execução da nossa estratégia de negócios”, afirmou o diretor presidente. Para ele, os bons resultados são fruto destes investimentos, que devem ser ampliados este ano, chegando a R$ 1,8 bilhão, o maior volume aportado na história da companhia.

Um dos destaques é a bandeira Compre Bem, que foi recriada e está sendo expandida de forma regional, procurando atender os públicos das classes B e C. De acordo com o GPA, 13 unidades da bandeira Mercado Extra que foram convertidas para Compre Bem tiveram um acréscimo de 50% no volume de vendas no quarto trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Nosso foco tem sido a aproximação com o consumidor por meio da categoria de perecíveis, apostando na venda de produtos na padaria, açougue e também hortifruti. Isso envolveu reestruturação logística no recebimento diário desses alimentos”, disse Sérgio Leite, diretor executivo da bandeira Compre Bem.

O objetivo da bandeira é atender o cliente que se abastece diariamente. “Estamos trabalhando com um calendário promocional muito agressivo. O tíquete médio tem evoluído também desde o processo de conversão no último trimestre”, concluiu Leite.

Para esta mudança, foram necessárias várias alterações nas unidades. As gôndolas foram remodeladas para garantir maior visibilidade para os alimentos perecíveis. No momento, “nesse momento a equipe está estudando o nível de aderência do modelo em cada região” para serem feitas novas conversões para a bandeira Compre Bem.

Outro plano do Grupo GPA é continuar investindo na venda online de alimentos nos e-commerces e aplicativos. Os serviços de entrega pelo app James Delivery deverão ser expandidos para a cidade de São Paulo no segundo trimestre de 2019 e para mais dez centros urbanos até o final do ano. Até o momento, o serviço só está disponível em Curitiba.

O Pão de Açúcar Adega é outro destaque, com forte potencial de crescimento, principalmente do e-commerce. “Seguimos consistentes no processo de transformação digital”, disse Estermann.

*Imagem reprodução

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