A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 50% da Mantiqueira Alimentos pela JBS. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A Mantiqueira é considerada a maior produtora de ovos da América do Sul e a décima maior do mundo. O movimento marca a entrada da JBS no segmento de ovos, ampliando sua diversificada plataforma global de proteínas, que já inclui bovinos, frangos, suínos, aquacultura e proteínas alternativas (plant-based e cultivada) em cinco continentes.
“A operação proposta representa, para o Grupo J&F, uma oportunidade estratégica de ingresso em um novo setor. Para a Mantiqueira Alimentos, trata-se de uma boa oportunidade financeira para continuar investindo na ampliação de sua operação”, afirmaram as empresas no processo.
Maior plataforma de ovos do mundo
A operação societária estabelece que o valor do investimento será definido segundo regras comuns a este tipo de negócio tendo por base um Enterprise Value para 100% da Mantiqueira de R$ 1,9 bilhão.
“Somos líderes no Brasil e, com a vinda da JBS S.A. para nossa empresa, teremos mais acesso às oportunidades dos mercados, além de obtermos conhecimento necessário para nos tornarmos um competidor relevante fora do país”, disse Leandro Pinto, fundador e presidente do Conselho da Mantiqueira Brasil, quando o acordo foi firmado.
Para a JBS, a união é vista como uma oportunidade estratégica, entrando no mercado de ovos, que é a única proteína animal que não está no portfólio, e agregando valor às operações internacionais. “Esse investimento está alinhado com nossa estratégia de longo prazo, que prevê a diversificação do portfólio com a entrada novos segmentos de proteína e o investimento em negócios de marca com valor agregado”, revela Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Com informações de Estadão Conteúdo (Eduardo Rodrigues)
Imagem: Divulgação