Natura, Mercado Livre e Ambev são as empresas com melhor reputação no Brasil

O ranking foi elaborado pela Merco, empresa especializada em pesquisa e monitoramento reputacional

Natura, Mercado Livre e Ambev são as empresas com melhor reputação no Brasil

A marca de perfumaria Natura lidera o ranking de melhor reputação em 2024 na 11ª edição do Reputação Empresarial no Brasil, realizado pela Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional. O Mercado Livre ocupa a segunda posição, seguido pela Ambev, do setor de bebidas.

O levantamento abrange oito setores, com destaque para cosméticos e perfumaria. A lista segue com Grupo Boticário, Itaú Unibanco, Google, Nestlé, Toyota, Magazine Luiza e Nubank, completando o top 10.

“Ao reconhecer as melhores empresas do Brasil, oferecemos para as companhias uma ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.

No top 100 do ranking da Merco, 15 empresas estreiam, entre elas L’Oréal, Colgate-Palmolive, Mastercard, Diageo, Dengo, Grupo Bimbo, Kimberly-Clark e Vibra. Além disso, algumas companhias retornaram à lista das empresas com melhor reputação, como Visa, Dell, Uber, Tetra Pak, Siemens, Accenture e CPFL.

Em 2024, foram reconhecidas no ranking setorial empresas de 44 áreas diferentes, com destaque para os oito setores que compõem as empresas do top 10 do levantamento:

Para a edição deste ano, a Merco contou com 15.341 entrevistas. Os stakeholders consultados foram: 565 diretores de grandes empresas, 72 professores universitários, 65 jornalistas de negócios, 65 analistas financeiros, 63 associações de consumidores, 66 sindicatos, 71 representantes de ONGs, 67 membros do governo, 71 gerentes de mídias sociais e 4.467 consumidores (Merco Sociedade).

“Sobre as melhores empresas em comunicação, constatamos a contribuição desse reconhecimento. Portanto, não basta que as empresas tenham boas iniciativas, mas que elas sejam comunicadas de maneira clara e ampla ao ecossistema da qual fazem parte. Por isso, entendemos que esse fator influencia diretamente na reputação empresarial de uma marca”, analisa Lylian.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile