As atitudes que os líderes devem colocar em prática para inspirar os colaboradores e terem melhores resultados foram o tema de um dos painéis durante a 4º edição da Campus Party em Brasília. A palestra foi realizada palco “Fábrica de Empreendedores”, feito em parceria com o Sebrae, e contou com a participação de Amanda Walter como palestrante. A Campus Party Brasília é realizada pelo Instituto Campus Party e pela Gouvêa Experience, área de eventos da Gouvêa Ecosystem. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do evento.
Amanda começou sua apresentação explicando o modelo que ela desenvolveu e que recebe o nome de “Modelo acelerador da liderança do Novo Mundo”. Neste modelo, são trabalhados seis pilares, tanto na parte de conceito como na prática também, e que precisam ser aplicados a longo prazo. “Liderança é constância, não é intensidade”, afirmou.
O primeiro pilar destacado por Amanda é a autenticidade e o autoconhecimento. Entender as qualidades, os pontos ruins e o que precisa ser desenvolvido dentro da própria personalidade são fundamentais. Ela também aborda o
Em segundo lugar, a inteligência emocional. Apesar de ser um tema muito falado, a especialista ressalta que o trabalho é um lugar para ter emoções, mas faz um alerta para não supor coisas nesse ambiente. “Cuidado com os pensamentos de vocês. Pensamentos não são fatos”, complementa.
O terceiro pilar é a comunicação inspiracional. Neste conceito, Amanda reforça a importância do líder em saber se comunicar com seus colaboradores e de utilizar o storytelling nessas conversas. Ela pontua que os dados e fatos são importantes no discurso, mas envolver a equipe também é. “Falem de metas, mas também tragam essa essência da conexão. Líder que faz isso, consegue ter uma proximidade com seus colaboradores”, destaca.
O quarto passo está relacionada a gestão colaborativa. Para a psicóloga, o mais importante de se construir em uma empresa é a confiança, e que só será construída se os outros pilares estiverem sido colocados em prática por parte do líder.
O quinto ponto para ficar atento está relacionado ao ambiente de trabalho. “Para dar o meu melhor, é preciso estar em um ambiente seguro psicologicamente”, pontua Amanda. A especialista defini ambiente seguro como um local em que não se tenha medo de dar opinião, perguntar ou ser rechaçado. Um ambiente saudável, permite que ocorra a troca entre todos e as interações e desempenho sejam mais produtivos.
Por fim, o sexto pilar diz respeito ao desenvolver as pessoas, que segundo Amanda é o grande papel da liderança. Ela completa dizendo que é necessário para com o pensamento “ninguém fará como eu” e começar a confiar no time estabelecendo prazos e metas. Outro ponto citado é entender o seu colaborador, do que ele gosta e o que ele faz muito bem. “Se você tiver funcionários felizes, engajados e motivados, eles vão produzir mais. Foque nas pessoas que você verá sua empresa crescer”, finaliza Amanda.
Para conferir a palestra completa, clique aqui.
Imagem: Reprodução YouTube Campus Party Brasil