A Ikea, varejista de móveis prontos para montar, é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
A marca lançou uma plataforma digital permitindo que os clientes comprem e vendam entre eles móveis Ikea usados. Com a “Ikea Preowned”, os consumidores podem vender seus móveis da marca usados diretamente para outros clientes, bem como encontrar produtos usados para comprar e combinar com facilidade preços e pontos de coleta.
A nova plataforma é um complemento ao programa de economia circular da Ikea, em que a marca compra móveis usados dos próprios consumidores e vende essas peças em suas lojas físicas e no e-commerce para outros clientes.
“Com esta iniciativa, a Ikea promove a sustentabilidade e oferece aos seus clientes uma maneira mais econômica e ecologicamente correta de mobiliar suas casas. É sempre inspirador ver os principais varejistas do mundo promovendo maneiras mais sustentáveis, muito necessárias na era das mudanças climáticas em que vivemos. Eles têm os recursos e a experiência para inovar, desenvolver e implementar melhor e com potencial de sucesso. A Ikea nos mostra mais uma vez que a mudança é a única constante no varejo. Agora os varejistas não estão mais apenas trocando bens, mas podem atuar como facilitadores do comércio sustentável, trazendo novo valor como intermediários para indivíduos”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.
“Com esta iniciativa, a Ikea promove a sustentabilidade e oferece aos seus clientes uma maneira mais econômica e ecologicamente correta de mobiliar suas casas”
Por que é inovador?
Popularizando o “second hand”
A Ikea está caminhando em direção à economia circular e quer que todos nós façamos parte dessa mudança. Esta é uma iniciativa ousada e de longo alcance para reduzir o desperdício estendendo a vida útil de seus produtos.
Conexão local
A plataforma se concentra em conectar vendedores e compradores locais. A primeira coisa que um usuário precisa fazer é digitar seu código postal. Os produtos são entregues em um encontro entre comprador e vendedor.
Ambiente seguro
Ao comprar, o usuário seleciona o produto e paga à Ikea por ele, então conversa com o vendedor para marcar uma reunião; após a inspeção, o comprador “aceita” a compra e só então o pagamento é enviado ao vendedor. O vendedor pode escolher receber o dinheiro em sua conta bancária ou com um vale-presente da Ikea. O vale-presente é creditado com 15% adicionais.
Imagens: Divulgação