O Barateiro, bandeira da rede de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo, iniciou uma operação de venda de produtos usados e de reembalados comercializados por terceiros em seu site, em uma estratégia de diversificação de receitas e que aproveita o projeto de integração dos centros de distribuição do grupo implementado no ano passado.
Até agora, o site do Barateiro, lançado em 2012, oferecia em sua maioria produtos próprios reembalados, quando a embalagem original foi danificada ou o produto apresenta pequenas avarias. Com a oferta do chamado marketplace, a empresa ofertará em suas páginas produtos vendidos por outras empresas, cobrando uma comissão pelas vendas.
“Hoje, a demanda por esse mercado é maior do que a oferta, principalmente a de marcas relevantes como a nossa”, disse o diretor de marketplace, soluções e serviços da Via Varejo, Paulo Madureira, à Reuters. “É uma grande aposta nossa, temos um caminhão de oportunidades com isso”, acrescentou o executivo, citando também venda de garantia estendida.
Como parte da estratégia, o Barateiro pretende elevar até o final do ano de 2 para 25 o número de parceiros escolhidos para oferta de produtos no marketplace da empresa. Os dois primeiros são a Mais Barato Store e a Webfones, especializadas em telefonia. Madureira afirmou que equipes da Via Varejo visitaram os parceiros para ter certeza sobre o processo de verificação de qualidade dos produtos colocados à venda no marketplace do Barateiro.
“Pretendemos aumentar as categorias do marketplace para outras como tablets e notebooks”, disse o executivo. “O mercado de produtos usados ganhou muita força com a crise e ainda pretendemos surfar esta onda”, afirmou, acrescentando que o investimento no projeto do marketplace do Barateiro “não foi relevante”.
Segundo Madureira, além do projeto do marketplace, o Barateiro está ampliando a oferta de produtos próprios por meio da integração com os centros de distribuição da Via Varejo. O plano da companhia é elevar de dois para dez o número de centros de distribuição integrados ao Barateiro até o final deste ano. A Via Varejo tem mais de 20 centros no país. O mais recente a ser integrado foi o do Rio de Janeiro.
No primeiro trimestre, o Barateiro teve alta de 20 por cento no sortimento de ofertas únicas no site, com a entrada de 20 mil novos produtos, e crescimento de vendas de 21 por cento sobre o mesmo período do ano passado.
A bandeira conta atualmente com 90 mil itens em estoque e os departamentos mais comercializados do site nos três últimos meses foram Telefones & Celulares, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos (televisores) e Eletroportáteis.
A Via Varejo divulga seus resultados de primeiro trimestre na próxima quarta-feira. No quarto trimestre do ano passado, a empresa teve lucro líquido ajustado de 13 milhões de reais, após prejuízo de 474 milhões de reais um ano antes.