Líderes devem se atentar às tendências de ESG, tecnologia e capacitação de colaboradores

Executivos estiveram no SXSW e compartilharam diversos insights

Líderes

Líderes de marcas e instituições influentes estiveram no SXSW Film Conference, festival de tecnologia e artes, e compartilharam diversos insights aplicáveis para o setor varejista. Muitos painéis tocaram nos temas relacionados ao impacto social e ambiental das empresas. Ryan Gellert, o CEO da varejista de moda Patagonia, lembrou que as empresas também são responsáveis pelas mudanças climáticas no mundo e precisam começar a participar da busca pela solução do problema.

“Nós criamos os problemas que o mundo está vivendo, e eles não serão resolvidos se nós, as empresas, não nos responsabilizarmos”, disse. Ele lembrou que “corrigir o que já está errado” é um princípio básico, principalmente para uma empresa que quer crescer. “Se você fizer algo errado, conserte. Aprendi isso aos 11 anos”, frisou Gellert.

O otimismo foi um tema recorrente na edição deste ano. O especialista em inovação e marketing, Rohit Bhargava, lembrou que “o único futuro que podemos prever é o que podemos imaginar” e, por isso, é nossa responsabilidade melhorar o que imaginamos. Para ele, a atitude otimista não tem a ver com fechar os olhos para as coisas ruins, mas focar e se inspirar no que pode dar certo e gerar impacto positivo.

Talentos com propósito

A atração e retenção de talentos também apareceu em algumas falas no SXSW. Emily Kirsh, investidora da Powerhouse ventures, lembrou que na era do “propósito”, os talentos continuarão escolhendo onde vão empregar sua força de trabalho. “Já estamos vendo um fluxo massivo de talentos de tech que já ganharam muito dinheiro e não querem dedicar o resto da carreira a gerar mais cliques em anúncios, mas em aplicar seu conhecimento aos problemas atuais”, disse.

Avery Baker, CEO da Tommy Hilfiger, contou que é preciso uma relação de parceria entre os líderes da empresa e os talentos. A partir da sua própria experiência, ela afirma que essa forma de se relacionar tem produzido efeitos positivos no envolvimento das pessoas. “Para mim foi um ponto de inflexão como líder. Mas o que aprendi é que parcerias dão certo se estão baseadas em confiança. E confiança não se falseia. E uma vez conquistada em um grupo, tem o poder de levá-lo a encarar qualquer desafio”, disse.

Tech Trends Report

A futurista Amy Webb falou sobre o Tech Trends Report, relatório anual de tendências na tecnologia. O relatório deste ano dá destaque a temas como inteligência artificial, metaverso; robôs, drones e mobilidade.

“Você deve se lembrar de questionar suas suposições sobre como os negócios funcionam e observar as tendências emergentes com mais curiosidade ao invés de dizer imediatamente não. Dessa forma, começará a enxergar novas oportunidades e os riscos que outros não conseguiram ver. A re-percepção é a essência da inovação e do empreendedorismo e a qualidade essencial da boa gestão”, frisou.

Com informações de Varejo com Causa

Imagem: Shutterstock

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