Empresas digitais saem na frente nos Ecossistemas de Negócios

Para Mark Greeven, fica mais fácil conectar outros produtos e serviços

Empresas digitais saem na frente nos Ecossistemas de Negócios

Com o ritmo de transformação digital, empresas ditais saem na frente para se conectarem a outros produtos e serviços formando um ecossistema de negócios. “Se pensarmos em ecossistemas, para empresas digitais é mais fácil conectar outros produtos e serviços, de organizar negócios interdependente de ofertas centradas no usuário”, disse Mark Greeven durante terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram“.

Professor de inovação e estratégia na IMD e autor do livro ‘Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco’, Greeven citou os três pilares fundamentais dos ecossistemas:

-Orquestrar conjunto de ofertas e parcerias

– Permite aprender mais sobre o cliente ao criar um sistema contínuo;

-Criar uma vantagem competitiva, com complementaridade.

“É preciso pensar o ecossistemas com ofertas centradas no usuário, em como ajudar o cliente através de parcerias”, disse.

Para ele, a conexão com outras empresas deve ser pensada a partir das necessidades do cliente, o que pode ser agredado através das parcerias para o seu core businnes. “O cliente não e só quem vai comprar o produto. Ele vai além disso e, por isso, é preciso pensar em ecossistema. Essa é uma grande máquina que vai beneficiar o cliente e o negócio”, disse.

A terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram” é promovida pela Gouvêa Academy com o apoio da KPMG. Nesta sexta-feira (28), as empresas dão seguimento aos debates sobre o tema com o Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo.

O evento contará com a participação de Shaoming Yang, de Hong Kong, e ex-vice-presidente de Alibaba-AliExpress, Ricardo Geromel, investidor na 3G Radar e autor dos best-sellers “O Poder da China”, sobre tecnologia e inovação da China, e “Bi.lio.nár.ios”.

Participam, ainda, o sócio-líder de Cyber Security & Privacy da KPMG Brasil e para as Américas, Leandro Augusto Marco Antonio, o sócio-diretor de Risk Advisory Services da KPMG Brasil, Eduardo C. Azevedo, e a sócia-líder de Tributos Indiretos – KPMG Brasil, Maria Isabel Ferreira.

A moderação será de Marcos Gouvêa de Souza (fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem) e Eduardo Yamashita (chefe de operações da Gouvêa Ecosystem), autores do whitepaper “Ecossistemas de negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo”.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile