ANS suspende a venda de 70 planos de saúde de 8 operadoras

Órgão regulador levou em consideração mais de 37 mil reclamações registradas entre 1º de janeiro e 31 de março

planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender temporariamente a venda de 70 planos de saúde de oito operadoras diante das reclamações efetuadas no 1º trimestre. A proibição vale a partir de 30 de junho.

Segundo a ANS, 1,45 milhão de beneficiários desses planos ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.

Para decidir pela suspensão, o órgão regulador levou em consideração mais de 37 mil reclamações que foram registradas desde 1º de janeiro deste ano até 31 de março.

Entre as operadoras com planos suspensos, estão a Amil, Santo André, Esmale, Saúde Brasil, Biovida, Unimed Norte/Nordeste e Unimed-Rio.

Resultados trimestrais

Os resultados do monitoramento da ANS são divulgados trimestralmente.

Os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde são liberados para retomar a comercialização. Além dos que tiveram a comercialização suspensa, a ANS informou que quatro planos de três operadoras poderão ser vendidos novamente.

A lista completa dos planos suspensos e dos que tiveram a comercialização liberada está em nota da ANS (clique aqui para acessar).

Com informações de Estadão Conteúdo (Antonio Temóteo) e Agência Brasil.
Imagem: Agência Brasil

Sair da versão mobile