Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

IA é aposta da Ambev para cuidar de pessoas e desenvolver talentos

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Inteligência Artificial

A Ambev vem utilizando Inteligência Artificial nos processos de seleção de candidatos e gestão de talentos. Com o sucesso do projeto no Brasil, o modelo será expandido para outros países que possuem plantas industriais da companhia em operação na América do Sul.

A Rocketmat, empresa americana especializada em analisar dados de pessoas originados da carreira, educação e performance, foi a startup escolhida para executar o trabalho. Selecionada em 2018, ela ajuda, por meio de seus algoritmos, a identificar os comportamentos e competências necessárias para a atuação em ambientes produtivos automatizados e tecnológicos, denominadas “fábricas do futuro”.

Para isso, modelou dois tipos de algoritmos capazes de mapear as características individuais de cada colaborador, a fim de compreender os níveis de soft e hard skills em equipes, áreas de atuação e de todas as unidades cervejarias.

Foram analisados dados de aproximadamente 40 mil profissionais, o que possibilitou a concepção de um algoritmo capaz de predizer os gaps existentes de competência e, por consequência, direcionar para a melhor solução de desenvolvimento de carreira para os colaboradores.

Esse movimento permitiu também o melhor entendimento quando às etapas de avaliação de desempenho e o aprimoramento do o método de gestão da carreira dos funcionários. Um outro algoritmo também foi implementado no processo de recrutamento e seleção, visando analisar o match existente entre o candidatos e as características inerentes exigidas pela empresa, possibilitando desde a integração dos novos colaboradores à melhor medida de forma de desenvolvimento das competências mapeadas, atuando nas deficiências e potencializando as qualidades dos profissionais, com foco sempre no desenvolvimento do ser humano.

“A Rocketmat está em três momentos com a Ambev: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e analytics. O trabalho da Rocketmat trouxe análise e inteligência para o nosso treinamento e desenvolvimento, também fazendo um papel importante, agora que temos um volume de dados: eles são responsáveis pelas análises sobre quem contratamos e quem promovemos”, enfatiza o diretor de Gente e Gestão da Ambev, Daniel Spolaor.

Do jovem ao sênior

Além da melhoria no processo de contratação, ocorreu a ampliação da diversidade no corpo de colaboradores. Com a maior assertividade, o tempo de contratação foi reduzido de 45 para 23 dias. Foram 200 profissionais selecionados usando a ferramenta como recurso, com o perfil tanto de primeiro emprego (em torno de 18 anos de idade), quanto de seniores (média de 47 anos), com mais de 75% de match da companhia.

“Nosso trabalho é mapear um conjunto de comportamentos que fazem sentido para um drive de alta performance, focando em qualidade, segurança e sustentabilidade. Utilizamos a Inteligência Artificial para ajudar a descobrir as lacunas nas competências das pessoas, dentro do perfil de sucesso definido pela companhia”, afirma o sócio da Rocketmat, Tiago Machado.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Foodservice, Gestão de pessoas, Inovação, Notícias
  • Tags: comportamentodadosdigitalempresasestratégiaexperiênciainovaçãomercadonegóciospandemiaprofissionaistalentostecnologia

Conteúdo Relacionado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

de Redação 17 de maio de 2025

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

de Redação 17 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

de Redação 17 de maio de 2025

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

de Redação 17 de maio de 2025

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

de Redação 17 de maio de 2025

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

de Aiana Freitas 17 de maio de 2025

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

de Redação 17 de maio de 2025

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

de Redação 17 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile