Em clima de comemoração dos 8 anos de atividades no Brasil, o Sistema B Brasil lançou uma série de iniciativas visando o ESG. A organização sem fins lucrativos começou sua operação em 2013, quando foi fundada pelo B Lab, com o objetivo de promover e divulgar o movimento pelo Brasil e América Latina. As empresas B são um tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes e fornecedores.
Para comemoração, o Sistema B Brasil fez parcerias com diversas Empresas B, com a intenção de promover conhecimento sobre o movimento e destacar sua importância para a sociedade no momento atual. “Entendemos que existem muitas pessoas e empresas que estão engajadas com nossos valores e causas, mas que ainda não entenderam, de fato, o que é e como podemos auxiliá-las a tirarem do papel essas práticas”, afirma Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil.
Segundo a entidade, as ações que acontecem durante este mês têm como objetivo conectar a organização com o público que também busca transformar e ser parte da transformação. A principal delas ocorrerá no próximo sábado, (30), na rua Oscar Freire, das 10h30 às 17h.
A ação mudará o nome de uma das principais ruas de São Paulo, e conhecida por ser sinônimo de riqueza. No dia, que contará com a participação de seis empresas com lojas na rua, a ideia é fazer uma série de intervenções com as artistas do PretaHub, conectando a rua com a arte e relembrando a importância do consumo consciente.
A integração das duas instituições veio através de Adriana Barbosa, que é fundadora do PretaHub e uma das conselheiras do Sistema B Brasil. O PretaHub é um hub de pesquisa, mapeamento e aceleração de empreendedorismo e consumo negro no Brasil, pensando a relação entre cultura, economia e empreendedorismo.
Seis lojas serão personalizadas no evento da “Rua B”: Bemglô, Aesop, Natura, Ben&Jerry’s, Pantys e Reserva. A parte artística ficará sob responsabilidade dos artistas do PretaHub e são eles: Ramo Negro, Lya Nazura, Laís da Lama, Soberana Ziza, Auá Mendes e Consp.
“Grandes marcas são um canal para o conceito do Movimento B chegar a lugares que nem sempre conseguimos alcançar por outros meios. E, na rua do consumo da capital mais rica do Brasil, a gente quer mostrar que lucro e propósito podem caminhar juntos”, afirma Francine.
Marketplace
Outra ação programada é a “Semana B”, na qual gigantes do varejo Americanas, Magalu e Mercado Livre se uniram ao Sistema B Brasil para criar um marketplace especial em seus sites para vender produtos de empresas B certificas.
O objetivo principal é dar visibilidade para empresas que realmente estão engajadas em projetos, além de incentivar os clientes dessas grandes marcas a fazerem uma compra consciente. A ação ocorre até 31 de outubro.
As três grandes marcas terão um banner em suas páginas, que direcionará o cliente para o marketplace. Por lá, ele poderá adquirir os produtos de marcas como Reserva até cervejas da marca carioca Praya.
“Este espaço está totalmente alinhado a outros projetos já desenvolvidos pela Americanas S.A. ao longo dos últimos meses. Em linha com às mudanças nos hábitos de consumo dos clientes e dos compromissos listados na Agenda 2030 da ONU”, explica Bruna Sabóia, gerente de Sustentabilidade das Americanas S.A.
Bruna destaca a buca por facilitar a identificação de produtos que possuem uma ou mais certificações confiáveis na nossa plataforma, estimulando a venda de itens que tenham um olhar especial para a responsabilidade socioambiental.
Imagem: Shutterstock e Divulgação