O mês de setembro foi marcado pelo aumento em 0,5% da falta de produtos de determinadas categorias nas gôndolas dos supermercados em relação a agosto, ocasionando ruptura de 13,9% de indisponibilidade de mercadorias no período. Os dados são do Índice de Ruptura da Neogrid.
Os segmentos que apresentaram mais indisponibilidade foram o ovo (16,4%), o leite (14,1%) e o achocolatado (13,7%). O estudo também aponta que a cerveja teve diminuição de variedade, o que demonstra maior consumo em setembro, atingindo o maior patamar do ano, com 12%.
Todos esses itens registraram valores inferiores aos registrados em agosto. Entre eles, o ovo foi o alimento com a maior queda de preço (11,8%), o que fez com que seu custo médio passasse de R$ 1,01 para R$ 0,89.
“Com os valores de setembro inferiores aos de agosto, o brasileiro se sentiu mais motivado a comprar esses produtos. O aumento da demanda acabou se refletindo no estoque dos estabelecimentos, provocando uma ruptura maior dessas categorias no período”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.
O leite UHT teve preço médio 2,9% inferior ao do mês anterior (R$ 5,91 o litro). O achocolatado em pó, por sua vez, teve redução de 2,8% no valor em setembro, podendo ser adquirido, em média, por R$ 30,01 o quilo. A cerveja estava 2,1% mais em conta no período analisado, com preço médio por litro de R$ 15,10.
“Após alcançar em julho o menor preço médio por litro registrado ao longo do ano, o valor da cerveja voltou a cair em setembro em relação ao mês anterior, mas continua estando em patamares acima da média do ano”, comenta Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus.
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