No ano passado, O Boticário evitou a produção de 92 toneladas de resíduos com a utilização de refis de perfumaria. O total equivale a aproximadamente 76 carros populares. Com essa iniciativa, além de atender às crescentes demandas dos consumidores por soluções mais sustentáveis, os refis também contribuem diretamente para as metas de ESG da companhia.
A jornada dos refis de perfumaria no portfólio do Boticário começou em 2021, com o lançamento do refil de Arbo Forest, a primeira fragrância da marca a disponibilizar essa opção sustentável. O refil de Arbo é feito de alumínio, um material altamente reciclável.
“A introdução dos refis no nosso portfólio de perfumaria representa um passo estratégico para alcançarmos nossas metas de ESG. Por serem, em média, 90% mais leves que os frascos regulares, os refis demandam menos recursos no processo de produção e transporte, reduzindo significativamente nossa pegada ambiental. Além disso, ao serem integrados a uma cadeia de reciclagem consolidada, conseguimos promover um ciclo virtuoso, onde o impacto ambiental é reduzido e os materiais têm a oportunidade de reingressar na cadeia produtiva”, destaca Mariana Cavanha, gerente sênior de ESG do Grupo Boticário.
Outra iniciativa sustentável em embalagens é a de Arbo Puro, lançada no ano passado. Sua tampa foi desenvolvida com polipropileno de segunda geração certificado, produzido a partir de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras coletados de indústrias de alimentos e restaurantes. Essa solução substitui o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo. Por meio da abordagem de balanço de massa, a iniciativa busca reduzir não apenas o consumo de plástico derivado do petróleo, mas também as emissões de gases de efeito estufa, resultando em uma redução de 51% na emissão de CO₂ equivalente.
Desde 2022, Glamour, uma das marcas de perfumaria feminina do Boticário, oferece opções de refis para dois de seus produtos. Suas embalagens são feitas de alumínio 100% reciclado e contêm 85% menos plástico que as versões originais.
Imagem: Divulgação