A unidade paulista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) acaba de lançar o Programa Loja do Futuro, inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF Retail’s Big Show, em Nova York, e a Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. A ação gratuita é uma parceria entre Sebrae-SP e Federação do Comércio em São Paulo (FecomercioSP) e está disponível em todo o Estado de São Paulo.
O programa oferece ao participante palestras masters que falam sobre a importância da adequação da loja física para esse novo momento de varejo, além de chamar a atenção sobre a importância de implementar ferramentas tecnológicas que otimizem a integração dos canais físico e digital. O programa permite ao empresário ser atendido por projetos e canais como a Vitrine Loja do Futuro, com material de apoio digital.
“O objetivo da Loja do Futuro é proporcionar melhorias na gestão do negócio, apresentar ferramentas para a modernização da loja, apresentar tecnologias que podem contribuir para a implementação de inovação da empresa, entre outros pontos. Queremos também integrar as empresas participantes nas ações de mercado em que o Sebrae promove”, afirma Daniela Abdala, gestora do programa.
Para ter acesso ao Programa Loja do Futuro, é necessário ter CNPJ ativo. Os interessados podem procurar o Sebrae-SP em um dos seus 33 escritórios regionais ou entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800.
Tendências NRF 2024
A NRF Retail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, realizada há mais de 100 anos, nos Estados Unidos. A MERCADO&CONSUMO acompanha esse evento presencialmente, sendo o veículo de comunicação brasileiro a possuir um estúdio no Javits Center, onde o evento é realizado. A M&C foi à Nova York com a delegação da Gouvêa Experience e fez uma cobertura especial e detalhada da feira, com produções em texto, vídeo e áudio.
Abaixo, o Sebrae-SP lista algumas tendências para o varejo e que foram comentadas na NRF, que aconteceu em janeiro deste ano.
1. Branding: a marca representa o maior ativo da empresa, sendo crucial para que ela seja reconhecida, mesmo em momentos difíceis;
2. Consumidor: outro ponto essencial é manter o cliente no centro de tudo, o que também é conhecido como “obsessão pelo cliente”;
3. Inovação: priorizar a inovação é fundamental no cotidiano das empresas que querem se destacar e ser bem-sucedidas aos olhos dos clientes;
4. Propósito de valor: Outro princípio significativo é o valor da marca, indicando que o negócio está comprometido com um propósito que vai além das vendas;
5. Omnichannel: Após a pandemia, as pessoas estão retornando às lojas físicas, mas continuam fazendo compras online. Isso ressalta como as lojas devem investir cada vez mais na estratégia omnichannel.
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