A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 659,4 milhões no segundo trimestre de seu ano fiscal 2021, encerrado em 28 de março. O resultado representa crescimento de 100,8% ante os US$ 328,4 milhões registrados em igual período do ano fiscal anterior. Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou de US$ 0,32 para US$ 0,62.
A companhia disse que o lucro no segundo trimestre refletiu uma melhora significativa da margem. A receita líquida cresceu 11,2% na mesma comparação, para US$ 6,67 bilhões. Segundo a Starbucks, essa alta foi motivada em parte pela base de comparação mais fraca, já que em igual trimestre do ano passado os negócios foram afetados pela pandemia de covid-19.
Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,53 por ação e receita de US$ 6,8 bilhões.
As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 15% na comparação anual, refletindo um aumento de 19% no tíquete médio e uma queda de 4% no número de transações.
As vendas mesmas lojas aumentaram 9% nos Estados Unidos e 35% no segmento internacional. Na China, essas vendas aumentaram 91%. O crescimento no segmento internacional e na China inclui benefícios fiscais no país asiático, disse a Starbucks.
No segundo trimestre fiscal, foram abertas 5 lojas, já descontados os fechamentos. O número representa aumento de 3% na comparação anual. Ao fim do período, a Starbucks tinha 32.943 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49%, licenciadas.
A companhia elevou sua estimativa de lucro para todo o ano fiscal. A Starbucks espera agora lucro ajustado entre US$ 2,90 e US$ 3,00 por ação. O intervalo anterior era de US$ 2,70 a US$ 2,90 por ação. Já a receita deve ficar entre US$ 28,5 bilhões e US$ 29,3 bilhões. Anteriormente, a expectativa era de receita entre US$ 28 bilhões e US$ 29 bilhões. A estimativa é de que as vendas globais no conceito mesmas lojas cresçam entre 18% e 23% no ano.
Com informações de Estadão Conteúdo
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