O McDonald’s está proibido de vender os sanduíches McPicanha em todo o Distrito Federal. A decisão é do Procon-DF e, segundo o órgão, começa a valer já nesta quinta-feira, 28.
Apesar do nome, a nova linha de hambúrgueres, anunciada no início do mês pela rede de fast food, não tem picanha na composição, o que levou o Procon-DF a proibir a comercialização até a ‘correção total da publicidade’. A avaliação do órgão é a de que houve propaganda enganosa.
Na campanha de divulgação dos novos sanduíches, o McDonald’s anunciou: “Produtos McPicanha: Picanha Salada Bacon e Picanha Cheddar Bacon. Hambúrguer 100% bovino com molho sabor picanha”.
Se não houver ajustes, o Procon-DF diz que pode multar a empresa, apreender os sanduíches e até suspender o funcionamento das unidades na capital federal.
Fechamento do primeiro trimestre
O McDonald’s teve lucro líquido de US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2022, valor 28% menor do que o ganho de US$ 1,54 bilhão verificado no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira. Na mesma comparação, o lucro por ação caiu de US$ 2,05 para US$ 1,48.
Com ajustes, a multinacional americana de fast food registrou lucro por ação de US$ 2,28, acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 2,17.
Já a receita do McDonald’s apresentou expansão anual de 11% entre janeiro e março, a US$ 5,67 bilhões, superando também o consenso da FactSet, de US$ 5,12 bilhões. As vendas globais de mesmas lojas cresceram 11,8%, ultrapassando projeções de ganho de 7,7%.
Por volta das 8h15 (de Brasília), a ação do McDonald’s subia 2,6% nos negócios do pré-mercado em Nova York.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Rayssa Motta e Sergio Caldas)
Imagem: Shutterstock