A Deliveroo, empresa britânica de entrega de alimentos, disse na sexta-feira, 25, que recebeu no dia 5 de abril uma proposta de aquisição de 2,7 bilhões de libras (US$ 3,59 bilhões) da norte-americana DoorDash. Nesta segunda-feira, 28, a Deliveroo afirmou que suspendeu seu programa de recompra de ações de 100 milhões de libras, anunciado em 18 de março, por conta da abordagem.
A empresa do Reino Unido mencionou que o conselho iniciou negociações com a companhia sediada em São Francisco, que ainda não fez uma declaração formal, e concedeu acesso à diligência prévia, mas alertou que não há certeza de que qualquer acordo será fechado.
A DoorDash tem até 23 de maio para fazer uma oferta formal ou desistir, segundo as regras do Painel de Aquisições do Reino Unido.
As ações da Deliveroo subiram ao seu maior preço desde janeiro de 2022 após o anúncio da proposta de aquisição pela DoorDash. Por volta das 8h40 (de Brasília), a ação da empresa britânica chegou a subir 17,33%, na Bolsa de Londres.
Movimento em deliveries no Brasil
Não é apenas no mercado internacional que o setor de delivery de alimentos está se movimentando. No Brasil, a expectativa é pela chegada de players chineses.
A empresa de tecnologia 99, mais conhecida pelo aplicativo de mobilidade urbana, anuncia a volta do serviço de delivery 99Food ao Brasil. O serviço chegou a ficar disponível do País entre 2019 e 2023. O 99Food começará a ser disponibilizado para consumidores, restaurantes e entregadores em meados deste ano.
A iniciativa faz parte do investimento de R$ 1 bilhão da empresa no Brasil e da jornada tornar a empresa um super app. Segundo a empresa, o valor impulsionará o crescimento do ecossistema da 99, incluindo mobilidade urbana, serviços de entrega, soluções financeiras via 99Pay e, agora, entrega de comida.
“Este investimento reflete nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”, declara Stephen Zhu, head global da DiDi’s International Business Group, empresa controladora da 99. “Estamos reunindo toda a experiência que acumulamos nos 14 países em que operamos com milhões de corridas e entregas todos os dias para oferecer aos brasileiros preços acessíveis, melhores opções e uma experiência de qualidade em todos os nossos serviços. Isso é mais do que entrega de comida, trata-se de moldar o futuro da conveniência do País.”
O anúncio da volta do 99Food ocorre num momento que marca a possível entrada de outra gigante chinesa no mercado de delivery do Brasil, a Meituan. Atualmente, o setor é amplamente dominado pelo iFood, que detém cerca de 80% do setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel-SP, reforça que o setor enxerga com bons olhos a movimentação: “Falta um concorrente à altura do iFood. A entrada de players fortes pode forçar uma atualização do mercado e trazer melhores condições para os restaurantes.”
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires, Isabella Pugliese Vellani).
Imagem: Shutterstock