Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

Grande parte das conversas monitoradas ocorreu no Instagram (50%), seguido por X, antigo Twitter (36%)

Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

A 2ª edição no Brasil da principal feira de games do mundo, a Gamescom Latam, deste ano rendeu quase 10 mil conversas nas redes sociais entre 6 de abril e 6 de maio. Os grandes destaques da feira foram marcas já consolidadas no universo gamer, como Nintendo, Pokémon e Roblox, que foram as mais citadas no social listening realizado pela Webedia Brasil.

Grande parte das conversas monitoradas ocorreu no Instagram (50%), seguido por X, antigo Twitter (36%), portais (9%) e Facebook (5%). Apesar de liderar as menções, o estande da Nintendo dividiu opiniões pela ausência da maior novidade da marca: o console Nintendo Switch 2, com lançamento previsto para junho deste ano. Além dos termos do próprio evento, o mais comentado foi “Cosplay”.

“O engajamento do público brasileiro com eventos gamers é cada vez maior e nós já temos uma expertise desse universo. Analisamos as emoções despertadas pelo evento, transformando dados em insights estratégicos para marcas que desejam se conectar de forma autêntica com essa comunidade”, comenta Gabriella Kubik, diretora de Marketing da Webedia Brasil.

O principal relacionamento com o público se deu na área de creators, seja no palco com as conversas que estavam rolando, seja no Meet and Greet. É fundamental reconhecer que os criadores de conteúdo são pilares essenciais das comunidades. Marcas que sabem se relacionar com eles constroem conexões mais autênticas e eficazes com o público.

Fator encontro

Eventos como a Gamescom Latam funcionam como uma extensão natural da experiência de jogo — espaços de encontro, assim como os chats dentro dos games, mas transportados para o mundo real. Para as marcas, isso representa uma grande oportunidade: criar pontos de encontro únicos, autênticos e conectados com o universo dos jogadores.

Embora essa comunidade compartilhe interesses em comum, ela é formada por pessoas que também participam de outras microcomunidades interligadas. Por isso, muitos fãs de games — que também são fãs de divas pop — tiveram que escolher entre a feira em São Paulo e o Mayhem On The Beach, show da Lady Gaga em Copacabana, no Rio, que aconteceu no mesmo final de semana.

O medo de estar perdendo algo — o famoso Fear Of Missing Out (FOMO) — teve que ser bem administrado neste feriado. Mas a verdade é que ele já faz parte de qualquer grande evento.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile