Pensando na expansão do setor de postos de gasolina e conveniência, a Linx, empresa de tecnologia para varejo, lançou seu novo app para gestão desses estabelecimentos. O Gestor App foi lançado durante a 15º edição da Expopostos e Conveniência, evento destinado ao setor e ocorre entre os dias 26 e 28 de julho no São Paulo Expo.
A novidade, disponível para celulares e tablets, permite que os empreendedores tenham uma visão macro do negócio de uma maneira prática e com a mobilidade de checar em qualquer lugar. Entre as opções de serviços estão a alteração do preço de combustível direto pelo app, verificação de contas a pagar e receber, relatórios em tempo real e um dashboard inteligente.
Thiago Piccinini, gerente de portfólio e ofertas na vertical de Postos da Linx, revelou que a empresa trabalhou mais de um ano no desenvolvimento sendo investidas mais de 2 mil horas do time no projeto. “A principal vantagem do aplicativo é que o dono de posto consegue acompanhar a saúde do seu negócio com facilidade e de qualquer lugar”, comentou.
O executivo ressaltou que o segmento de postos evoluiu em grande velocidade nesses últimos anos e que a pandemia acelerou ainda mais o setor. “O grande movimento que vimos foi na questão do atendimento e pagamento na pista, que hoje já é uma necessidade para todos os postos”, destacou Piccinini.
Calculadora de Maturidade
A alguns quilômetros dali, no Transamérica Expo Center, a Linx também trazia para as centenas de visitantes uma de suas novidades. Em seu estande durante o Fórum E-Commerce Brasil, a empresa de tecnologia permitiu aos varejistas presentes calcularem a maturidade de seus negócios online.
O CPO da Linx, Tiago Mello, comentou em entrevista a Mercado&Consumo que a ideia surgiu com o intuito de ajudar o empreendedor a entender e identificar em qual momento de digitalização a sua empresa está. A avaliação é feita em um totem e após 15 perguntas, em média, é gerado um resultado que indica a maturidade digital do empreendimento.
Ao final, a companhia recebe um ranking de 1 a 5, sendo o número 1 o estágio menos desenvolvido de digitalização e 5 o com maior sistema entregado e com as principais tecnologias. Após a descoberta do posicionamento, é enviado para o cliente um compilado de dicas, conteúdos, insights e soluções adequadas para o estágio em que a empresa está.
Mello também explicou como a Linx chegou nas métricas envolvidas para realizar o cálculo da maturidade. “A gente pegou nossos principais clientes, de faturamento, atendimento e que conhecemos as métricas, e começou a entender o que eles faziam e tinham. A partir daí, colocamos o que eles faziam e tinham e dividimos por facilidade de implementação”, disse o CPO.
Acerca do material mandado ao final da avaliação para o varejista, Mello explica que tem um pouco de todos os tipos de materiais envolvidos. “Nós estamos fazendo um esforço muito grande como empresa, para pegar um pouco desse know how do dia a dia com nossos clientes e democratizar para que a gente consiga ajudar mais pessoas a se digitalizar”, destacou o executivo.
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