Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Fecomercio-SP lança decálogo com princípios para regulação da Inteligência Artificial

A entidade propõe ainda que quem deve avaliar o risco é o próprio setor de uso da IA conforme o amadurecimento da tecnologia no Brasil

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Fecomercio-SP lança decálogo com princípios para regulação da Inteligência Artificial

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) lançou um decálogo sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, que reúne um conjunto de dez princípios para regulamentação e implantação da tecnologia. O documento foi lançado após o seminário “O Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil na era pós-ChatGPT”, realizado no dia 30 de junho.

A entidade defende, no decálogo, a adoção de uma abordagem “principiológica”, a exemplo do Marco Civil da Internet (MCI), e menos prescritiva, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tutela não uma tecnologia, mas o direito e a garantia fundamentais da proteção de dados pessoais.

Assim, ao regular o uso e não a tecnologia em si, também é defendido a aplicação da legislação em vigor e a competência dos órgãos constituídos. “Se já há leis aplicáveis tutelando direitos e garantias individuais, que nem sequer foram estressadas para a IA, devemos ter um modelo de governança ágil, que não prejudique oportunidades de investimento e não impeça a inovação tecnológica”, afirma a Federação.

A entidade propõe ainda que quem deve avaliar o risco é o próprio setor de uso da IA conforme o amadurecimento da tecnologia no Brasil e a identificação mais precisa dos riscos envolvidos em cada atividade ou aplicação no seu contexto. Ainda, quem desenvolve ou aplica a IA poderá ser cobrado, fiscalizado, sancionado e responsabilizado no caso de avaliação equivocada do risco e ausência do dever de cautela, por meio do instituto da autorregulação regulada.

“A escolha da estratégia regulatória deve ser consistente com o comportamento apresentado pelos agentes regulados e permanentemente adaptada e otimizada, ou seja, uma regulação responsiva”, destaca.

O modelo regulatório baseado em uma agência centralizada não se mostra efetivo, na visão da Federação. Para a entidade, uma agência pode trazer mais burocracia sem garantir a necessária proteção de direitos fundamentais. Além disso, seria uma irresponsabilidade fiscal propor a criação de mais uma agência governamental sem ter a ampla certeza de sua necessidade e sua eficácia. Por outro lado, é defendido que haja uma instância governamental centralizada para a promoção da interoperabilidade regulatória entre as diferentes autoridades competentes.

A Fecomercio concluiu que a inovação deve ser incentivada de forma responsável e reforçando que a participação do debate de padronização global deve ser fomentada. O documento, elaborado pelo Conselho de Economia Digital e Inovação da entidade com o apoio técnico de Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da Entidade, tem como foco os direitos fundamentais e a segurança jurídica, mantendo o estímulo à competitividade empresarial.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem:  Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcomportamentoEconomiaestratégiaFecomercio-SPIAinovaçãoInteligência Artificialmercadotecnologia

Conteúdo Relacionado

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

de Redação 24 de maio de 2025

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

de Redação 24 de maio de 2025

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

de Redação 24 de maio de 2025

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 24 de maio de 2025

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

de Redação 23 de maio de 2025

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

de Redação 23 de maio de 2025

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

de Redação 23 de maio de 2025

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

de Redação 23 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile