Lançada pelo Mercado Livre, a Beta Hub, comunidade de aprendizagem de tecnologia para iniciantes, oferece mais de 7 mil bolsas de estudo em tecnologia para jovens de 16 a 18 anos em toda a América Latina.
Estão disponíveis cursos em áreas como linguagens de programação, inteligência artificial, design e desenvolvimento de sites, aplicativos e videogames, análise de dados, criação e edição de conteúdos, pensamento computacional e lógica e segurança digital.
A plataforma já conta com mais de 14 mil jovens latino-americanos inscritos que, além de se candidatarem às bolsas oferecidas, podem participar de atividades e desafios propostos pela Beta Hub. Além disso, os interessados podem ingressar em uma comunidade dentro da plataforma que busca promover diretamente o diálogo e o aprendizado entre pares, e que já é formada por mais de 4 mil jovens.
Desde seu lançamento em 2023, já foram concedidas mais de 6 mil bolsas, com mais de 1.600 graduados até o momento. No Brasil, há mais de 2.400 jovens inscritos, que conseguiram mais de 1.200 bolsas de estudo.
“O Mercado Livre é uma empresa que nasceu da tecnologia e tem interesse em contribuir para a democratização do acesso às oportunidades de formação e desenvolvimento de habilidades essenciais para prosperar em um mundo cada vez mais digital. Por isso, o Beta Hub busca oferecer aos jovens um espaço seguro e criativo onde podem dar os primeiros passos na tecnologia e se conectar aos seus pares através de uma comunidade de aprendizado coletivo”, explica Guadalupe Marín, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre.
Através desta iniciativa, 58% dos graduados tiveram seu primeiro contato com estudos de tecnologia e 82% puderam identificar as áreas da tecnologia de sua preferência, além de manifestarem intenção de continuar aprendendo sobre o tema.
Imagem: Shutterstock