O tema Business com Valores foi um dos destaques do Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontecerá até quinta-feira, dia 30, no Expo Center Norte, em São Paulo. O painel, intitulado “Pessoas: a estrutura fundamental do triple botton line”, teve a curadoria de Fabiana Mendes, sócia-diretora da G&S Friedman, e os seguintes debatedores: Mário Gazin, presidente da Gazin; Juliano Ohta, diretor geral da Telhanorte; Paula Paschoal, diretora geral da PayPal; e Márcio Fernandes, conselheiro administrativo de empresas e autor dos best-sellers Felicidade dá lucro e O fim do círculo vicioso.
De acordo com Fabiana, o triple botton line foi criado por John Elkington, em 1997, para que houvesse um dialogo entre eficiência e lucro. “Este tripé é composto pelas empresas, sociedade e meio ambiente, e as empresas devem sempre focar nos 3Cs, clientes, colaboradores e comunidade, para que todos virem seus fãs e se sintam engajados”, diz.
Durante o painel, Juliano Ohta, diretor geral da Telhanorte, comentou que a paixão é o principal motivo pelo qual os clientes desejam construir ou reformar. “É aí que o vendedor entra para ajudar os clientes, pois sabemos que uma reforma é um processo emocional de compra e uma jornada longa para os consumidores. Hoje, os desafios se tornaram exponenciais, por isso é preciso haver um atendimento apaixonado somado a um conhecimento especializado, respaldado por tecnologia e dados. Para construir tudo isso é preciso cuidar, recrutar, capacitar e valorizar os colaboradores”.
Paula Paschoal, diretora geral da PayPal, reforçou a ideia de que a paixão é a base de tudo, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. “A gestão de pessoas pode ser muito gratificante e nos guiar para o sucesso”, afirma. De acordo com ela, a PayPal possui quatro valores essenciais: inclusão, bem-estar, inovação e colaboração. “A inclusão é uma escolha, qualquer que seja ela, e é preciso respeitá-la. Por isso, não investimentos em locais que não respeitam as escolhas dos colaboradores. Com relação à inovação, nós treinamos os funcionários para que a incorporem no seu dia a dia. Também incentivamos jornadas em horários flexíveis para que cada um encontre qual o melhor que se adapte a ele para conciliar com sua vida pessoal. Já no quesito de colaboração, queremos que todos se ajudem, independentemente da área”, explica Paula.
Para Mário Gazin, presidente da Gazin, são necessários quatro pilares para engajar as pessoas: transparência, comunidade, propósito e recompensa. “Sempre falei sobre transparência para todos os colaboradores, pois a pessoa deve saber a missão da empresa e o que a empresa espera dela. Além disso, o CEO ou o dono deve estar sempre junto com os funcionários para que eles se convertam à cultura da empresa. Para isso, é preciso motivar as pessoas, este é o nosso propósito, afinal, elas precisam acordar motivadas todos os dias. Ao final de tudo, é preciso haver uma recompensa, oferecer algo a mais ao funcionário do que apenas o salario”, conta Gazin.
O conselheiro administrativo de empresas Márcio Fernandes enfatizou que é preciso que as pessoas quebrem o círculo vicioso de receber um salário ao final do mês, às vezes, participação nos lucros, mas sem encontrar um sentido para aquilo que se está fazendo. “Quando era executivo, falei que seríamos uma empresa para se trabalhar melhor do que o Google; muitas duvidaram, mas chegamos lá. É preciso construir uma cultura que faça sentido a todos, e as pessoas devem acreditar naquilo que você pratica, pois sempre vão melhor por convicção e não por obrigação. Uma filosofia de gestão passa pelos seguintes critérios: acreditar, melhorar, compartilhar e praticar”, conclui Fernandes.
O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.
Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.
(Foto: Terassan Fotografia)