Imagine a combinação de todos os benefícios, como amplitude de sortimento de produtos, instantaneidade, atualidade, análises comparativas e conveniência do e-commerce integrados com as experiências mais ousadas e disruptivas possíveis no ambiente de realidade virtual. Este é o VR-Commerce, que acaba de ser lançado durante o LATAM Retail Show, mais completo evento voltado ao mercado varejista da América Latina.
Somando o que há de mais inovador em tecnologia com os novos hábitos do consumidor, o Grupo GS& Gouvêa de Souza, por meio da sua unidade GS&XTREMEVR, anuncia o lançamento da primeira plataforma de inovação e geração de experiências de marcas, produtos ou serviços, com possibilidade de compras do mundo: Aura.
“Está será, definitivamente, uma nova e mais desafiadora era para o varejo e os centros comerciais tradicionais. Ao incorporar o VR-Commerce nas alternativas de canais de escolha e preferência dos consumidores, teremos uma nova geração sendo desenvolvida, os Omniconsumidores 2.0, que deverá ser aquela mais presente para as gerações Zs e As, as que sucedem os Millenials.”, afirma Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
A plataforma tem suas características que tornam isso possível:
Normatiza qualquer tipo de e-commerce ou banco de dados
Isso é algo fundamental para o investimento, autonomia e praticidade. Cada empresa integrante da plataforma não precisará criar um novo sistema ou departamento para administrar o novo canal. Todas as informações atualizadas no e-commerce automaticamente serão atualizadas no VR-Commerce. Com isso, todas as funcionalidades e características do canal digital, analytics, rastreamento e jornada de cada consumidor pode ser aproveitada. “Nossa ideia era criar algo que fosse fácil de ser aplicado, que não exigisse grandes mudanças”, destacou Ricardo Ramos, sócio-diretor da GS&XTREME VR.
Plataforma Gameficada
O VR tem a grande função de colocar o consumidor em uma nova realidade. Mas não é isso que a torna imersiva ou interativa. O que determina isso é a maneira de produção desse conteúdo, a história contada. Para resolver isso, a nova plataforma opera com a mesma tecnologia de construção de games, isso faz com que a realidade virtual a ser criada, por mais distante que pareça, se torne atrativa e real para o cérebro.
“O e-commerce vem impactando o varejo tradicional, não apenas por estar crescendo em quantidade de vendas, mas também por causar o fechamento de muitas lojas físicas. Além disso, a compra online é basicamente racional, tirando o lado emocional da equação”, explicou Gouvêa de Souza.
Aqui entra o grande diferencial da plataforma de VR Commerce: a possibilidade da intersecção, o momento do encontro de todas as características já aceitas pelo consumidor e somar o lúdico, a imaginação, o sonho e o desejo. Trazer de volta a emoção no momento da compra. Criar uma experiência.
A plataforma possibilita ainda mais integrações. Chamamos isso de 6S imersivos (visão, audição, tato, olfato, paladar e imaginação). Os dois primeiros são de fácil entendimento, pois as plataformas digitais já entregam isso de alguma forma. Mas imagine a possibilidade de, no mundo virtual, abrir a janela do seu quarto e visualizar o mar, sentir o calor, a maresia, tudo em proporções reais, causando a sensação de estar literalmente na praia.
Hoje a plataforma está dividida em cinco grandes grupos:
STORE: Voltado para o varejo em lojas, personalizado para uma marca, ação ou experiência. Por ter a exclusiva opção de compra, serve também para ser um novo canal de venda imersiva, trazendo a calda longa, sem ter um custo de estoque. Traz também a possibilidade de ter novas fontes de receitas com o trade ou mídia dentro do conteúdo. É voltado para o B2B, com todos os serviços de vendas de franquias, exposição, treinamento, visual merchandising, etc.
MALL: Feito para shoppings centers e centros comerciais, focado em levar uma série de experiências e inovações para um único espaço. Imagine seis marcas de setores diferentes: uma construtora, uma automobilística, uma indústria de tecnologia, uma financeira, uma alimentícia e uma de conteúdo, disponibilizando o que há mais de inovador na forma de criar experiências para o consumidor, gerando tráfego e mídia espontânea. A plataforma está preparada para ser um novo canal de mídia e também para educar o consumidor sobre uma nova forma de comprar.
TOUR: Como já citado anteriormente, é a forma de experimentar o seu próximo destino de férias, não por um catálogo ou por fotos, mas se sentindo no local. Conseguindo saber quais os diferenciais de uma classe executiva ou primeira classe, qual a diferença entre uma cabine externa ou interna num navio, saber a vista do seu quarto de hotel – ou então uma simples visita a um museu, antes de comprar o seu ingresso.
Criado para todas as áreas do turismo (agência, operadora, meios de transporte, hotéis ou destinos individualmente ou integrados), a plataforma permite vivenciar o destino no momento da escolha, aguçando ainda mais os seus interesses.
BOLL: Destinado para quem quer fazer uma ação ou ter o roll out do futuro, sem custos exorbitantes de espaço e equipe. Levando o seu negócio para outros centros comerciais ou locais de alto fluxo de pessoas (aeroportos, metros, rodoviárias, eventos e pontos turísticos), transformando todos em potenciais clientes. Uma cápsula equipada com o 6S para exponenciar a experiência e imersão entre o produto/serviço e o consumidor. Além da possibilidade de mídia e cross, permite também ter o contato direto com o consumidor.
HOME: Essa é a democratização da plataforma em seu ápice. A certeza de que o futuro já chegou, e em poucos anos, todas as pessoas em suas próprias casas estarão prontas para experimentar, vivenciar e comprar de qualquer ponto do mundo.
OMNISTORY AYRTON SENNA
De encontro ao lançamento do VR-Commerce, um dos maiores ídolos do Brasil acaba de ganhar sua primeira loja 100% operada no conceito omnichannel. A partir de hoje, consumidores e fãs de um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro poderão conhecer a Omnistory Ayrton Senna, uma plataforma que converge o melhor dos mundos físico e digital em uma experiência de compra completamente integrada e inédita no país. A iniciativa é do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há quase 30 anos no varejo brasileiro.
A grande novidade deste ciclo é o VR Commerce, ou seja, a integração da realidade virtual com o e-commerce, criando um canal inédito para distribuição de produtos e serviços. Por meio dessa nova experiência “lúdica” de compra, o cliente poderá tocar virtualmente produtos, movimentá-los, obter informações completas e conhecer a opinião de outros consumidores. Tudo isso através de uma plataforma que proporciona uma experiência de realidade virtual sem precedentes, tanto nas lojas físicas quanto na casa do consumidor.
“Lançar a plataforma de VR Commerce, a primeira no mundo dentro da Omnistory e com linha exclusiva de produtos do Ayrton Senna, é a combinação virtuosa de elementos inspirados pelo campeão, que simboliza a capacidade e inovação do país”, explica Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
“Nosso objetivo é trazer o cliente para bem próximo de Ayrton Senna e proporcionar uma experiência de compras totalmente inédita, com um exemplo exclusivo do uso de novos conceitos para os varejistas”, conta Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital.