Magazine Luiza, Suzano, XP Investimentos, Carrefour e BlackRock foram as cinco empresas mais citadas quando o assunto é diversidade de equipe, que faz parte do S de ESG. As marcas foram as primeiras de um ranking das 20 marcas mais mencionadas na imprensa brasileira em pautas sobre ações sociais.
O levantamento foi realizado pela Knewin, posicionada no mercado como uma PRTech, como são conhecidas as agências de comunicação e marketing que oferecem serviços de relações públicas especializados em internet, tecnologia e mídias sociais. O período analisado foi de 1º de janeiro a 31 de julho.
Com 11,3% do total, o Magalu foi a marca mais citada e aparece não apenas em reportagens sobre eventos em que participa, mas também em iniciativas que visam a inclusão e como um exemplo de liderança feminina. Entre os destaques estão o processo seletivo apenas para candidatos negros e as diversas entrevistas por Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho, sobre o tema.
“Depois do ESG, quem não entrar nessas causas não tem mais valor no mercado. Ele chegou no mercado financeiro, agora não é questão de opção mais. Então, quando eu estou com as diretoras de RH, ou com as gerentes de RH, eu falo para elas: a coisa mais importante é saber que a gente mudou de ciclo. Chegou o momento de mulheres, de diversidade, de negros, e a pandemia também acelerou isso. É sobrevivência, minha gente. Não é mais questão de optar. Senão você não fica mais no jogo”, disse Luiza em entrevista à Mercado&Consumo, em setembro.
Outros destaques
Na segunda colocação, com 7,4%, a Suzano foi mencionada pelas metas de inclusão, o pacto de equidade racial e os avanços em benefícios, como a licença paternidade.
Os eventos voltados para a diversidade de gênero e os fundos com foco em gênero foram os temas em que a XP Investimento foi mais citada, com 6,7% do total.
Após a crise enfrentada em 2020, o investimento do Carrefour em iniciativas pautadas pelo ESG ganhou destaque na imprensa, como as ações contra o racismo e iniciativas voltadas aos empreendedores negros, e figurou em 6,3% das pautas sobre ESG.
Na quinta colocação, com 61,%, a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, tem apoiado e incentivado ações voltadas ao meio ambiente, ao social e à governança.
“Isso mostra que há oportunidade para empresas de diversos portes se destacarem nas práticas do tema, fomentando um ambiente corporativo mais consciente, plural e sustentável, inclusive sendo protagonistas e não apenas abordando o tema em momentos de crise”, diz.
Entre as posições 15 a 20, as marcas tiveram o mesmo número de menções. Para critério de desempate no ranking, o estudo considerou como peso a menção no título da matéria.
Veja a lista completa:
1 – Magazine Luiza – 11,3%
2 – Suzano – 7,4%
3 – XP Investimento – 6,7%
4 – Carrefour – 6,3%
5 – BlackRock – 6,1,%
6 – Itaú – 5,9%
7 – Gerdau – 5,6%
8 – Vivo – 5,4%
9 – PwC – 5,2%
10 – Microsoft – 4,6%
11 – NU – 4,3%
12 – KPMG – 4,1%
13 – Natura – 3,9%
14 – Lozaliza Hertz – 3,7%
15 – Cosan – 3,5%
16 – Ambipar – 3,3%
17 – Santander – 3,3%
18 – Ambev – 3,3%
19 – Unilever – 3,3%
20 – McKinsery & Company – 3%
Imagem: BigStock