Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Um em cada quatro brasileiros diz que não voltará a usar a rede social X

Pesquisa revela que 34% acreditam em uma melhora na saúde mental após a suspensão da rede social de Elon Musk

  • de Redação
  • 7 meses atrás
Um a cada quatro brasileiros diz que não voltará a usar o X caso a rede social seja novamente liberada no Brasil

Um estudo realizado pela Broadminded, braço de pesquisa da agência de comunicação estratégica Sherlock Communications, revelou que 34% dos brasileiros entrevistados relatam melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social X (ex-Twitter), com quase um quarto (24%) dos respondentes afirmando que não voltarão a usar a plataforma caso a suspensão acabe.

O levantamento entrevistou mais de mil (1045) brasileiros que citaram ter usado a rede social para entender o impacto da medida de suspensão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no último dia 30 de agosto.

O Brasil estava na lista dos top 10 países que mais utilizavam a plataforma globalmente. Entre os entrevistados, 51% usavam o X frequentemente antes do bloqueio, enquanto 30% confirmaram ter usado com menos frequência. Um em cada cinco (19%) usuários do X disseram ter reduzido ou abandonado o uso da plataforma antes do bloqueio, devido ao aumento de conteúdos desagradáveis.

Futuro no Brasil

Para 72% dos usuários brasileiros do X, a plataforma deveria adotar medidas eficazes para evitar discursos de ódio e 82% acreditam que as redes sociais deveriam se responsabilizar no combate à disseminação de fake news. No que diz respeito ao bloqueio, 43% dos usuários acreditam que a medida não foi justificada, enquanto 18% não sabem o suficiente sobre o assunto para opinar. 39% concordam com a medida do STF.

A pesquisa ainda revela que 80% acreditam que uma rede social deve obedecer às leis do país em que está operando, enquanto 35% dos usuários brasileiros do X afirmam que estão preocupados com o bloqueio da plataforma por conta do cerceamento da liberdade de expressão e do futuro das redes sociais.

Impacto das redes sociais

Uma outra pesquisa, encomendada pelo site Nomophobia.com, revelou que 79% dos brasileiros admitem o uso excessivo de dispositivos móveis. No contexto de redes sociais, a nova pesquisa focada no X apresentou que 76% dos usuários consideram que as notícias chegavam mais rápido no X do que em outras plataformas, fazendo com que mais da metade dos entrevistados (68%) se sentissem mais atualizados ao utilizá-lo.

No ambiente profissional, 28% dos entrevistados disseram que a suspensão do X impactou diretamente nas campanhas de marketing, estratégias comerciais de conteúdo, engajamento e alcance, enquanto 9% disseram se sentir mais distantes de seus clientes.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: Alexandre de MoraesBrasilcomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoElonElon MuskinternetmercadoMusknegóciosredes sociaisSTFtecnologiaTwittervarejovendasXXandão

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

de Redação 9 de maio de 2025

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

de Redação 9 de maio de 2025

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

de Redação 8 de maio de 2025

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

de Redação 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile