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E-Commerce: venda de eletrodomésticos movimenta R$ 4,3 bilhões no 3º trimestre

  • de Redação
  • 5 anos atrás
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Com a constante expansão do e-commerce e um tráfego de usuários cada vez maior, produtos que antes tinham menor participação no varejo digital passaram a ganhar espaço. Prova desse novo hábito é o crescimento significativo das vendas online de eletrodomésticos no terceiro trimestre. Segundo a Neotrust/Compre&Confie, os eletrodomésticos tiveram 3,4 milhões de pedidos online, número que representa uma alta de 69,6% em relação ao mesmo período no ano passado.

O aumento no volume de compras provocou um faturamento recorde: a categoria registrou R$ 4,3 bilhões de receita. O crescimento nas cifras é de 114,8%, evolução maior que a média do mercado num todo, que teve 85,1% de aumento no comparativo. A expansão do segmento no setor elevou também os gastos dos brasileiros nas compras desses produtos. Com aumento de 26,7% em relação ao 3º tri de 2019, o ticket médio da categoria no período foi de R$ 1.260,20.

Passando mais tempo em casa, os brasileiros aproveitaram o terceiro trimestre de 2020 para renovar os aparelhos domésticos de uso diário, com destaque para geladeiras e refrigeradores, que concentraram 37,1% do faturamento no período. Em seguida, aparecem as subcategorias máquina de lavar e tanquinho e fogão, que somaram 22,9% e 13,2% do total, respectivamente. Finalizando os cinco produtos mais vendidos, freezer, com 4%, e cooktop com 3,9%.

Mulheres fazem mais compras

As mulheres seguem com predominância no volume das compras de eletrodomésticos. No período de julho a setembro, 54,7% do total de pedidos foram feitos por elas. Apesar disso, os homens gastam mais, apresentando um ticket médio de R$ 1.286 no período.

Segmentando por faixa etária, a idade média dos consumidores é de 39 anos. No terceiro trimestre de 2020, os destaques foram os compradores entre 36 e 50 anos e 26 e 35 anos, com 35,7% e 35,1% da totalidade das compras, respectivamente. Completando o levantamento, brasileiros acima de 51 anos tiveram 17,6% do share e os mais jovens, até 25 anos, 11,6% do total.

Seguindo o exemplo do e-commerce geral, o Nordeste foi a região que mais cresceu em relação aos eletrodomésticos no período. O Sudeste ainda detém a liderança em volume de compras online da categoria, com 61,7% do total de pedidos realizados no trimestre, queda de 7,1 pontos porcentuais no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Em seguida, com maior crescimento entre as regiões, o Nordeste concentrou 17,6% das vendas realizadas de julho a setembro, o que representa um aumento expressivo de 6,6 pontos porcentuais em relação ao terceiro trimestre de 2019. Com menor participação, as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte tiveram evolução mais lenta no comparativo com as demais. O Sul foi responsável por 13,9% do total de pedidos de eletrodomésticos realizados no comércio eletrônico, percentual que apresenta redução de 0,3 ponto porcentual em relação ao mesmo período de 2019.

Por fim, o Centro-Oeste concentrou 5,5% dos pedidos realizados (alta de 0,4 ponto) e o Norte registrou 1,3% das compras online feitas nesse período, com crescimento de 0,4 ponto.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrescimentodigitale-commerceecommerceestratégiainovaçãomercadonegóciospandemiavendas

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