Cerca de 73% dos varejistas acreditam que a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem agregar um valor significativo aos seus processos de previsão de demanda. É o que mostra a “Pesquisa Global de Varejo – Estudo da Cadeia de Suprimentos Integrada à Inteligência Artificial”, realizada pela LLamasoft em parceria com a empresa de pesquisa Retail Systems Research (RSR).
O estudo, realizado com 82 executivos, também descobriu que, enquanto 56% dos varejistas com alta performance, também conhecidos como os “Varejistas Vencedores”, utilizam tecnologia para modelar planos de mitigação de riscos nas suas cadeias de suprimentos, 31% não fazem o mesmo.
Em geral, 56% dos entrevistados estão lutando pela habilidade de responder rapidamente às mudanças, e a falta de flexibilidade teve um custo durante as disrupções, como a da Covid-19, com muitos deles experimentando resultados de grandes quedas em suas receitas.
Adicionalmente, 73% destes “Varejistas Vencedores” contam com a previsão e habilidade de monitorar a capacidade, permitindo que estejam preparados às mudanças repentinas na oferta e na demanda, em comparação à 35% dos “Outros” ou “Varejistas de Baixa Performance”.
“É perceptível que a digitalização se tornou um caminho sem volta. Neste cenário, não há dúvidas de que a empresa que utilizar tecnologia de ponta e trabalhar melhor seus dados se destacará no mercado. A pesquisa mostrou que muitos países se destacaram no varejo e no Brasil não foi diferente, principalmente pelo boom do e-commerce”, comenta Max Mascarenhas, vice-presidente de Vendas Latam da LLamasoft.
Novo normal
Confira, abaixo, algumas práticas que, de acordo com o estudo, os “Varejistas Vencedores” estavam fazendo para se destacar:
- 53% dos “Varejistas Vencedores” investiram em cientistas de dados com experiência em análises de dados e ferramentas de modelamento, enquanto apenas 22% dos varejistas de baixa performance fizeram o mesmo;
- 80% dos “Varejistas Vencedores” consideram “de alto valor” o modelamento da previsão de demanda utilizando indicadores macro, enquanto apenas 65% dos varejistas de alta performance consideram o mesmo;
- 53% dos “Varejistas Vencedores” classificam as questões geopolíticas como tarifas; guerras comerciais e mudanças rápidas na demanda do consumidor como seus três principais desafios, enquanto apenas 23% dos varejistas de baixa performance classificam o mesmo;
- Enquanto 46% dos varejistas que apresentam média ou baixa performance estão agarrados ao “velho normal” e focados em custo (em detrimento da flexibilidade), somente 38% dos “Varejistas Vencedores” fazem o mesmo.
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