Interesse pela Black Friday cai mais de 50% entre os brasileiros em 2024, aponta pesquisa

Levantamento do Semrush também analisou os termos relacionados a data mais pesquisados pela população

Interesse pela Black Friday cai mais de 50% entre os brasileiros em 2024, aponta pesquisa

O momento de foco na experiência e no consumo consciente, que vem ganhando fôlego no varejo dia pós dia, pode estar afetando o comportamento do consumidor em datas especiais como a Black Friday. Um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, aponta que o interesse pela data caiu 52,5% em relação ao ano anterior, com as pesquisas despencando de 8 milhões em outubro de 2023 para 3,8 milhões no mesmo mês deste ano. No cenário global, a queda foi mais sutil, com um declínio de apenas 2,3% em relação ao ano anterior.

“O declínio nas buscas reflete um consumidor que não se deixa levar pelo impulso, mas que avalia mais criticamente o valor das ofertas. As pessoas estão mais conscientes, buscando tanto o menor preço quanto o que realmente atende às suas necessidades e expectativas”, revela Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil. Segundo Casagrande, esse novo perfil representa um usuário mais seletivo e atento à veracidade das promoções, exigindo das marcas transparência e propostas que realmente façam sentido no contexto atual de suas vidas e prioridades.

O levantamento também investigou quais foram os termos relacionados à data mais pesquisados pela população nacional. Em outubro de 2024, “Black Friday” e “Black Friday 2024” lideraram o ranking com 673 mil pesquisas cada. Já “quando é a Black Friday” somou 135 mil buscas, seguido por “Black Friday data”, com 33,3 mil, e “esquenta Black Friday”, com 18,1 mil buscas. Esses dados sugerem um interesse mais direcionado para o planejamento da data e para informações específicas, em vez de uma busca frenética por ofertas.

“Analisar os termos mais buscados é essencial para que comerciantes e varejistas entendam o que o consumidor está realmente procurando”, analisa Casagrande. “Ao incorporar essas palavras-chave em conteúdo, descrições de produtos e campanhas, as marcas podem aumentar sua visibilidade e relevância nas buscas, potencializando suas chances de atrair um público mais qualificado. A Black Friday é uma oportunidade única, e alinhar a estratégia de SEO com os interesses reais do cliente pode ser o diferencial entre ser encontrado ou ignorado em meio à concorrência”, finaliza do executivo.

Imagem: Shutterstock

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