Varejo cresce 6% em outubro impulsionado pelo Dia das Crianças, revela estudo

Aumento no fluxo de consumidores e alta nas vendas destacam potencial das datas sazonais

varejo

O faturamento nacional do varejo registrou alta de 6%, impulsionado pelas regiões Norte e Nordeste, com crescimentos de 12% e 10%, respectivamente. O ticket médio também avançou 5%. Os números foram divulgados no Índice de Performance do Varejo (IPV), desenvolvido pela HiPartners em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos registrou o maior crescimento no fluxo de visitação, com 51%. Já Móveis e Eletrodomésticos se destacou no faturamento, com aumento de 15% após meses de queda.

O fluxo de visitação de consumidores no varejo físico também cresceu 6% em outubro, com destaque para as lojas de rua, que lideraram o aumento.

“Embora a confiança do consumidor tenha oscilado, recuando 0,7 ponto em outubro após quatro altas consecutivas, segundo o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o varejo segue aproveitando oportunidades em nichos específicos e datas sazonais. O desafio é capitalizar esse crescimento com uma agenda tecnológica robusta, que permita eficiência e resiliência em um ambiente econômico ainda desafiador”, afirma Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC.

Dia das Crianças

A análise também destacou que o Dia das Crianças foi determinante para o desempenho geral. No dia 12 de outubro, o fluxo de pessoas em lojas físicas cresceu 31% e, em shopping centers, 38%. O faturamento registrou alta de 51%, enquanto as vendas subiram 37%. No entanto, ao longo da semana do Dia das Crianças, o crescimento foi mais modesto, com alta de 0,59% no faturamento e queda de 8% nas vendas.

O desempenho positivo em outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, evidencia o potencial do varejo em datas sazonais. No entanto, o verdadeiro desafio para os varejistas é manter essa performance ao longo do ano. Isso só é possível com o cumprimento de uma agenda robusta de tecnologia, que permita personalizar experiências, otimizar operações e atender às demandas do consumidor”, afirmou Flávia Pini, sócia da HiPartners.

Imagem: Shutterstock

 

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