Sete em cada dez varejistas usam o WhatsApp para comunicação e estratégias de vendas

Estudo foi feito pela RD Station, com a participação de 1.600 profissionais de diversos setores

Sete em cada dez empresas de varejo usam WhatsApp para comunicação e estratégias de vendas

O setor varejista lidera a utilização do WhatsApp para comunicação e estratégias de vendas, com 74%, segundo dados de um levantamento realizado pela RD Station, plataforma de automação de marketing e marketing digital, que utilizou informações de mais de 1.600 profissionais de diversos setores.

O mercado imobiliário aparece na segunda posição, com 70% afirmando que fazem uso do aplicativo de mensagem instantânea em suas operações, seguido pelos setores de saúde e estética (67%), e software e cloud (40%).

O WhatsApp é a plataforma digital mais utilizada no Brasil.  Com cerca de 93,4% dos brasileiros têm uma conta no aplicativo, segundo o instituto We Are Social, esse é o canal de relacionamento preferido dos consumidores. No ranking, o YouTube ocupa a segunda posição, com mais de 140 milhões de usuários.

Apesar da popularidade da ferramenta no Brasil e do aumento do uso de Inteligência Artificial (IA), metade dos usuários ainda a utiliza de forma manual, enviando mensagens individuais ou por listas de transmissão. Esse formato demanda recursos significativos e mais tempo em estratégias que podem não gerar os resultados desejados.

Automação do atendimento ao cliente

O grupo Irrah, uma startup paranaense especializada em moda e varejo, lançou o Dispara Aí, uma ferramenta que possibilita o envio simultâneo de campanhas para múltiplos destinatários, com a opção de adicionar mais números para enviar campanhas distintas. Para as empresas, essa plataforma pode auxiliar na busca e realização de envios de WhatsApp marketing, estabelecer fluxos de automação e avaliar os resultados de suas campanhas.

“A automação apresenta um potencial significativo para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente, especialmente em áreas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. É importante ressaltar que a automação não substitui o atendimento humano, mas contribui com tarefas repetitivas, permitindo que os agentes se concentrem em demandas mais complexas”, explica Miriã Plens, CMO do grupo Irrah.

Além disso, a startup também desenvolveu o Z-Api, uma Interface de Programação de Aplicações (API) que permite integração rápida entre empresas e o WhatsApp. A ferramenta conta com várias opções de integração, como a construção de bots de atendimento e notificações pelo canal de atendimento, otimizando processos e aprimorando a interação com os clientes.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile