Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

E-commerce registra faturamento recorde em 2021, aponta pesquisa da Neotrust

O levantamento feito pela companhia também projetou um crescimento de 9% na receita de compras online

  • de Redação
  • 3 anos atrás
compras e-commerce

Com R$ 161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, apontou o estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9% e chegou ao total de 353 milhões de entregas e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$455.

De acordo com a pesquisa, os setores que representam a maior porcentagem dos pedidos durante o ano são: moda, beleza, perfumaria e saúde – que teve crescimento de 87% no faturamento de pedidos de remédios online. As categorias de celulares, eletrônicos e eletrodomésticos foram as que apresentaram maior faturamento em 2021.

Analisando os dados demográficos, a maior parte de pedidos está concentrado na região sudeste, com 62,3% e na região Nordeste, que cresceu 3,5 pontos percentuais, e representou 15,1% das encomendas no ano passado.

Já relacionado ao gênero, as mulheres representam 58,9% do share de pedidos, enquanto os homens 41,1%.  Entretanto, apesar do maior número de pedido do público feminino, o ticket médio desse grupo é menor que o do masculino, R$387 e R$552, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento da Neotrust, o cartão de crédito segue como a forma de pagamento preferida dos consumidores no e-commerce, com 69,7% das compras sendo feitas com esse método de pagamento. Como segunda opção está o boleto bancário, 6,9%, 11,1% com outras formas de pagamento e 2,3% via PIX.

Projeções para 2022

De acordo com a projeção feita pela Neotrust para esse ano, a previsão de crescimento de receita é de 9%, atingindo um faturamento de R$174 bilhões. Apesar da previsão positiva, a Neotrust pondera que a alta do dólar, a inflação e a projeção do PIB pdem afetar o varejo online.

“O varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico”, destacou Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

A expectativa é que os pedidos online cresçam 8% e chegue ao total de 379 milhões de pedidos. Já o ticket médio deverá se manter estável e crescer 1%, chegando aos R$ 460. Entre as categorias que mais devem crescer estão os eletrônicos, com 21%, eletroportáteis, 19%, e alimentos e bebidas com aumento de 18%.

“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, finaliza Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidordigitale-commerceestratégiaexperiênciamarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosvarejo

Conteúdo Relacionado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

de Redação 17 de maio de 2025

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

de Redação 17 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

de Redação 17 de maio de 2025

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

de Redação 17 de maio de 2025

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

de Redação 17 de maio de 2025

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

de Aiana Freitas 17 de maio de 2025

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

de Redação 17 de maio de 2025

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

de Redação 17 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile