Disney desiste de batalha judicial com governador da Flórida sobre terreno em Orlando

O presidente da companhia, Jeff Vahle, disse que estava satisfeito com o fim do litígio com o distrito

Disney desiste de batalha judicial com governador da Flórida sobre terreno em Orlando

A Disney desistiu de uma longa batalha judicial com o governador da Flórida, Ron DeSantis, pelo controle de um terreno em Orlando, onde fica um de seus resorts, encerrando uma disputa de anos e dando ao governador uma vitória política.

A trégua da empresa com o Central Florida Tourism Oversight District – a entidade que supervisiona o terreno e a infraestrutura do resort, cuja diretoria é escolhida pelo governador – dá a DeSantis mais poder e influência sobre as operações da Disney na Flórida. Isso também abre caminho para a empresa de entretenimento expandir seus parques temáticos e propriedades de resorts no estado.

“Tudo o que fizemos foi no melhor interesse do estado da Flórida. Fomos justificados em todas essas ações”, disse DeSantis na quarta-feira, 27.

O presidente do Walt Disney World, Jeff Vahle, disse que estava satisfeito com o fim do litígio com o distrito, que é supervisionado por uma diretoria escolhida a dedo pelo governador. “Esse acordo abre um novo capítulo de engajamento construtivo com a nova liderança do distrito e atende aos interesses de todas as partes”, disse Vahle.

Disputa

A Walt Disney processou o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, após o conselho supervisor do distrito que abriga os parques da Disney em Orlando anular, em abril do ano passado, acordos que a companhia havia firmado em fevereiro de 2023.

Os acordos garantiam à empresa grande parte do seu controle sobre as terras de Orlando onde ficam os parques. O processo acusa DeSantis de conduzir uma “campanha de retaliação” como punição pela decisão da empresa de se manifestar contra uma lei aprovada no ano passado com o apoio do governador.

Mudanças

Nos últimos anos, a Disney fez mudanças significativas nos seus parques temáticos – incluindo o aumento dos preços dos bilhetes, a oferta de complementos caros para melhorar a experiência do visitante e a cobrança pelas concessões – que foram concebidas para ajudar a maximizar a receita por hóspede. Essas mudanças irritaram alguns clientes, especialmente os titulares de passes anuais, que reclamam que os parques se tornaram inacessíveis.

Em consequência, a corporação decidiu priorizar aos gastos em projetos que pudessem gerar fortes retornos, inclusive, para seus parques e cruzeiros nos EUA e internacionais. Entre as possibilidades: “Frozen” poderia estar presente no Disneyland Resort, enquanto Wakanda, da franquia “Pantera Negra”, poderia ser “trazida à vida”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile